Total de visualizações de página

2 de ago de 2007

GLOSSÁRIO DE ECOLOGIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS




Está disponível, através do e-mail do autor, www.brenogrisi@yahoo.com.br, a terceira edição em CD/PDF do Glossário de Ecologia e Ciências Ambientais.Veja a seguir, material de divulgação.
Obra
Não há nenhuma pretensão aqui de apresentar uma enciclopédia ou dicionário tecnológico com todos os termos da ecologia; ou como é dito no “The New Fowler’s Modern English Usage” (um clássico da língua inglesa): GLOSSÁRIO, “é uma lista alfabética de palavras difíceis que são usadas num assunto ou texto específico; é usualmente de comprimento modesto; nele é selecionado o que se julga ser obscuro” (num “Vocabulário”, tudo é julgado como obscuro, e um “Dicionário” é um trabalho mais ambicioso”). O objetivo maior da presente publicação, é definir claramente alguns dos termos mais comuns de ecologia e ciências ambientais, quase chegando a ser um “Vocabulário”. São também focalizados termos que, embora de emprego comum em outras ciências (geologia, botânica, oceanografia etc), estão relacionados direta ou indiretamente com as características ambientais do ser vivo, ou melhor dizendo, relacionados com as “ciências ambientais”.

AutorBreno M. Grisi, paraibano de João Pessoa, biólogo (Universidade Federal da Bahia), Mestre em Botânica (Universidade de São Paulo), Ph.D. em Biologia (Universidade de Essex, Inglaterra) e Pós-doutor (Rothamsted Experimental Station, Inglaterra). Foi professor do Instituto de Biologia da UFBA, Pesquisador Adjunto do Centro de Pesquisas do Cacau, da CEPLAC (BA) e Professor Adjunto da UFPB. Nas Instituições onde estudou e trabalhou, teve a oportunidade de realizar pesquisas em ecologia vegetal e de microrganismos de solo em diversos ecossistemas brasileiros, como por exemplo: cerrado, caatinga, floresta amazônica, mata atlântica e tabuleiros, e nos agrossistemas de cacau e cana-de-açúcar. Sua tese de Ph.D. versou sobre biomassa de microrganismos de solo de diversos eco e agrossistemas da Inglaterra; e no pós-doutorado comparou solos do Brasil e da Inglaterra com respeito às suas reações à elevação da temperatura (simulando um aumento do aquecimento global). Tem publicações em periódicos científicos no Brasil e no exterior na área de ecologia de ecossistemas terrestres; e livros publicados no Brasil, incluindo a terceira edição deste glossário.

Nenhum comentário: