Total de visualizações de página

15 de jan. de 2011

PRÁTICA DE CAMPO: ESTIMATIVA DE ÁREA BASAL DE REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA

ÁREA BASAL - Conceito
A área basal é uma área seccional transversal de árvores, comumente medida à altura do peito (D.A.P. ou diâmetro à altura do peito), referindo-se assim a um valor de cobertura, por plantas, de uma determinada área de superfície do solo. É um bom indicador da densidade de vegetação de um ecossistema.
Procedimentos
Delimita-se com uma corda ou fita larga, uma área quadrada. No vídeo delimitamos uma área de 20m X 15m = 300m2. Mede-se o perímetro das árvores à altura do peito, incluindo-se na medição somente as árvores com perímetro maior do que 10 cm. Observação: a amostragem, ou seja, o número de áreas quadradas a serem delimitadas, escolhidas aleatoriamente, deverá ser representativo do tamanho do ecossistema em estudo (para estudo detalhado, incluindo estimativas estatísticas sobre este método ver: Martins,F.R. (1993). Estrutura de uma floresta mesófila. 2a ed. Campinas, Edit. da Unicamp, 246p).
Pode também ser utilizado o seguinte procedimento: estira-se uma corda (de 50m de comprimento) através da área de mata a ser estudada, medindo-se então a área basal de todas as árvores encontradas ao longo da corda e que sejam encontradas a 2 m (de um lado e do outro da corda). Essa área totalizará 50m X 4m = 200m2). Procede-se agora como descrito acima (para a área quadrada).
A partir da fórmula r = P/2 X 3,14 [valor de "pi"], onde r é o raio e P é o perímetro medido de cada árvore, calcula-se a área basal, que será então: A = 3,14 X r2.
A visão de uma determinada área em que se efetuou a medição de área basal seria semelhante à de uma “vista aérea” de um trecho da mata, como se as árvores (com mais de 10 cm de perímetro) tivessem sido cortadas (a 1,30 m do solo) [como mostra esquema no vídeo].
Pode-se estimar o percentual da área basal que ocupa a área delimitada. Seria também um dado importante se a identificação taxonômica das árvores medidas fosse efetuada.
Os resultados obtidos podem ser comparados com os relatados na literatura, referentes a vários ecossistemas florestais.

Nenhum comentário: