Total de visualizações de página

10 de jul. de 2012

ECOLOGIA: ESTRUTURA TRÓFICA NUM ECOSSISTEMA

Um breve exemplo endereçado em especial para meus alunos (...não "enferrujarem" durante as férias) e para demais interessados!
1) Por que num ecossistema terrestre é importante a existência de uma cadeia alimentar longa? 2) Por que a existência de carnívoros é importante? 3) E por que existem os herbívoros?

Observem a figura abaixo (reproduzida de Odum & Barrett, 2005, Fundamentals of Ecology, 5th ed., Belmont, Thomson/Brooks Cole, 598p) em que estão representados quatro principais níveis tróficos: comedores de folhas, comedores de frutas com sementes, omnívoros (que comem tudo) e comedores de carne. Quanto mais baixo for o nível trófico, maior é a biomassa dos componentes desse nível. Portanto, os comedores de folhas são os que têm maior biomassa; depois são os comedores de frutas com sementes; depois são os omnívoros; e finalmente os comedores de carne.




Há uma lógica muito simples nesse sistema: essa (maior) biomassa no nível trófico "básico" impõe limites à biomassa dos níveis tróficos subsequentes.

Respostas às perguntas formuladas no início. 1) Uma cadeia alimentar longa proporciona uma maior biodiversidade a um ecossistema, possibilitando maior chance de sucesso dos seus componentes, tendo esse ecossistema provavelmente, uma grande produtividade. 2) Se não existissem os carnívoros, certamente os herbívoros dizimariam a vegetação, ou seja, a "base" de tudo! 3) Os herbívoros "controlam" a densidade e biomassa dos vegetais.

Uma curiosidade na relação entre biodiversidade e produtividade: num ecossistema pobre em nutrientes, um aumento na biodiversidade acarretaria uma melhoria na produtividade (= mais alternativas à produção); e num ecossistema rico em nutrientes um aumento na produtividade reduziria a biodiversidade (porque ocorreria dominância de alguns indivíduos)!

Ilustrações dos animais mencionados na estrutura trófica acima representada (começando pelo veado, até a doninha).








































- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: