Total de visualizações de página

9 de mai. de 2013

CAMARÃO + VITAMINA C = MORTE POR SANGRAMENTO???

Cuidado! Com o que se espalha pela internet! A criatividade de alguns desocupados, gerando informações alarmistas e inúteis, algumas até perniciosas, é impressionante!!! Esta criatividade, que deu título à presente postagem, merece alguns comentários.
Primeiramente, observem bem os "sites" de onde se colhem informações. Todas as informações da área médica, com as quais me deparo, acesso imediatamente o maior acervo científico de informações na medicina: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/. Este acervo reúne tudo que diz respeito à area de saúde, publicado nos Estados Unidos e no mundo.

O FATO.  Alega-se, em postagens no Facebook (e possíveis similares) que camarões contêm arsênio e que, quando comido e ao mesmo tempo se toma vitamina C, esta vitamina potencializa uma reação que torna o arsênio extremamente danoso ao organismo, causando fragilização de vasos sanguíneos e hemorragias que levam a pessoa à morte. Na postagem alarmista sobre este suposto problema, divulga-se a foto de uma mulher sangrando pelos olhos, nariz, boca e ouvidos. A foto, na verdade, é de uma mulher iraniana, que foi baleada numa manifestção no Irã, em junho de 2009. Veja esse "trote" descrito, com a referida foto, acessando http://www.hoax-slayer.com/shrimp-vitamin-c-hoax.shtml

VERDADES CIENTÍFICAS SOBRE O ARSÊNIO.  O caso Bangladesh. Este elemento químico é tido como cancerígeno. Mais especificamente, quando ingerido, geralmente na água de beber, vai se acumulando no organismo e causa arseniose ("doença dos pés pretos", por causar manchas nos pés). Ao longo de 5 a 20 anos de consumo, o arsênio causa inicialmente problemas sintomáticos (dores de cabeça, confusão mental, tontura, vômito, diarreia), sendo seus níves de contaminação no organismo detectados por análises de cabelos, unhas e urina. Ao longo do tempo de contaminação (bebendo-se água com apenas 0,17ppb, ou 50 microgramas por litro, em alguns países) aparecem  manchas na pele e placas endurecidas nas palmas das mãos e solas dos pés, levando à gangrena (ver figura). Seguem-se cânceres da bexiga, rins e pulmões; além de problemas nos vasos sanguíneos das pernas e pés, e outras desordens.


A causa dessa contaminação na população de Bangladesh resulta de água subterrânea contaminada com arsênio. Estima-se que lá, 70 milhões de pessoas sofrem de arseniose, pelo fato de que estando as águas de superfície poluídas (o país teve destruída suas florestas de encostas, e o arsênio desceu das montanhas e nos vales percolou para o lençol freático) e não havendo lenha para queimar e esterilizar essas águas, foram perfurados milhares de poços artesianos (pelos ingleses) e só depois se verificou que a água de tais poços estava contaminada (em 90 por cento dos poços).

ARSÊNIO EM CAMARÃO E TILÁPIA. Menciono aqui, somente um exemplo de contaminação de arsênio nessas duas importantes fontes de alimento. Estudo feito em Taiwan (ver acesso ao pubmed, abaixo), registra contaminação em camarão e tilápia em aquicultura, tendo sido estes animais criados em lago "artificial", contendo água extraída do lençol subterrâneo. Os autores concluem que as pessoas que se alimentam dessas tilápias e camarões, correm risco de contaminação.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21879859

COMBINAÇÃO ARSÊNIO E VITAMINA C. Há muitos trabalhos mostrando que a vitamina C, como anti-oxidante, exerce efeito protetor no organismo que ingeriu arsênio. Veja alguns artigos do pubmed:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20356860
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17477310


CONCLUSÃO. Alguém poderá ter algum problema com a ingestão de camarão devido a reações alérgicas a este alimento. Aqui no Brasil, há algumas informações sobre a presença do arsênio em alimentos provenientes de pescados (http://foodsafetybrazil.com/proteste-encontra-arsenio-em-pescados/), segundo revelado pelo Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor)

Mas é importante que se realize uma busca precisa, em artigos acadêmicos, sobre este problema. Incluindo as determinações de seus limites, nas resoluções do CONAMA.

E finalmente: CUIDADO COM O QUE SE ALARDEIA NA INTERNET. Neste blog estão listados "links" de fontes de informações confiáveis.

Nenhum comentário: