Total de visualizações de página

29 de nov. de 2021

NOSSA VISÃO HOLÍSTICA DA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL É MUITO PRECÁRIA!!!

Morcegos são a salvação da lavoura (de milho) no Distrito Federal

Os mamíferos alados poupam o bolso de produtores ao devorarem lagartas e outros insetos que atacam os cultivos. Animais ainda são vistos com temor, agredidos e mortos na cidade e no campo

Reproduzido de:

https://oeco.org.br/reportagens/morcegos-sao-a-salvacao-da-lavoura-de-milho-no-distrito-federal/


De início, vejamos o conceito de “holismo”, como figura no GLOSSÁRIO DE ECOLOGIA:

HOLISMO (ou HOLÍSTICO)

Na teoria filosófica aplicada às ciências ambientais, o holismo considera de maneira abrangente todos os organismos (inclusive o homem) interagindo como um “todo”, sob leis físicas e biológicas bem definidas. Nas ciências humanas, como por exemplo na psicobiologia, o holismo, com relação a alguns sistemas, sustenta que “o todo tem algumas propriedades de que as partes carecem”. Segundo esta teoria, o “todo” não pode ser analisado pela soma de suas partes, sem deixar resíduos. Com relação à comunidade, alguns a consideram como um superorganismo (“concepção holística”), ao passo que outros admitem que a comunidade apenas reflete as interações de cada espécie (“concepção individualística”), não expressando qualquer tipo de organização.

Acesso ao GLOSSÁRIO DE ECOLOGIA:

https://1drv.ms/b/s!AlSvfvbpbplfsUPmZoKE1PoXVMtY


Destaques (da publicação de oeco.org.br, link abaixo):

https://oeco.org.br/reportagens/morcegos-sao-a-salvacao-da-lavoura-de-milho-no-distrito-federal/


 Apesar dos benefícios econômicos e sociais, populações de morcegos encolhem por ações humanas. Um total de 210 (15%) das cerca de 1.400 espécies globais podem ser extintas pelo crescimento das cidades, ataques e caça, destruição de cavernas e outros locais onde vivem, desmatamento e envenenamento por agrotóxicos. Há mais de 180 tipos desses mamíferos no Brasil, três dessas espécies são as únicas no mundo que se alimentam de sangue, sobretudo de aves, cavalos, porcos e bois [espécies hematófagas].

Pesquisa coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também inédita, apontou que 11 milhões de litros de agrotóxicos são usados nas safras de soja e milho no Distrito Federal.

“Mesmo proibida em lei, a pulverização aérea segue no DF, sobretudo em fins de semana e feriados. Há meios para controlar pragas de forma natural. É preciso investir mais na produção agroecológica e sintonizar nossas ações com as de outros países para que o Brasil não vire um escoadouro de agrotóxicos banidos”, destacou André Fenner, do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho da Fiocruz Brasília.

Nenhum comentário: