Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
16 de nov. de 2025
RODOVIAS NA AMAZÔNIA: MAIOR POTENCIAL PARA DESMATAMENTOS DO QUE FERROVIAS!
POR QUÊ?
Minha opinião. A possibilidade de estradas vicinais (estradas secundárias) conduzindo madeiras do desmatamento para a rodovia principal é ilimitada! E por isso também, difícil de ser fiscalizada e impedida.
No caso de ferrovias, os únicos pontos de acesso para a prática de tal ilegalidade, seriam as estações ferroviárias. O que significaria, maior facilidade de fiscalização.
A opção brasileira por desenvolver o transporte rodoviário (e fatalmente abandonar o transporte ferroviário) tem história que remonta aos anos do Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek (JK), na segunda metade da década de 1950.
Essa política transformou o ABC Paulista (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) no principal polo automotivo do Brasil.
PROBLEMAS COM A MALHA FERROVIÁRIA. Infraestrutura Defasada: Grande parte da malha é antiga, construída no século XIX e XX, resultando em trechos degradados e com problemas de capacidade.
• Baixa Integração Intermodal: Há falta de conectividade entre as ferrovias e outros modais (portos e rodovias), o que eleva os custos logísticos e limita a eficiência do transporte intermodal.
Em resumo, a rede ferroviária brasileira é vital para o escoamento de riquezas, mas enfrenta o desafio de modernizar sua infraestrutura e expandir sua malha para o interior do país, superando a dependência histórica do modal rodoviário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário