Observar:
1) A taxa de crescimento aumenta, em função das variáveis umidade e temperatura.
2) A taxa de crescimento de C. oryzae [acompanhe a linha que vai dando contorno à "montanha alaranjada"] começou a aumentar a partir de uns 5 graus Celsius [ponha uma régua paralela ao eixo da umidade e vá acompanhando a subida da linha] atingindo seu valor mais elevado (o "pico da montanha alaranjada") próximo de 30 graus Celsius. E a taxa de crescimento da espécie R. dominica começou a se elevar a partir de 10 graus Celsius (acompanhe a linha da "montanha azulada") alcançando o pico a mais de 35 graus Celsius.
3) Quanto aos valores de umidade em que os besouros mais se beneficiaram, observe-se que: há uma faixa de umidade em que ambos os besouros se beneficiaram, entre 8% e 12%.
Portanto, ambas as espécies de besouros necessitam de alta temperatura para melhor se desenvolverem, tendo a espécie R. dominica melhor desenvolvimento a uma temperatura mais elevada. Quanto à umidade, entende-se que o autor tenha mostrado os valores máximos de umidade em que ambas as espécies cresceram melhor, ou seja, não muito baixa. [Obs.: seria interessante que o autor tivesse comentado sobre a umidade testada no experimento].
Haveria outras maneiras de se representar graficamente a taxa de crescimento em função desses fatores ambientais. Programas de computador (Excel) geram vários tipos de gráficos e formas, que ilustram melhor do que a figura acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário