Brasil já perdeu 5,2 milhões de hectares de Unidades de Conservação
[Reproduzido de www.amazonia.org.br] 21 de abril de 2014 O vulnerável boto-cor-de-rosa do Amazonas está correndo risco de extinção ainda maior por seu uso como isca (Foto de outra fonte, não identificada) |
A pesquisadora do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) Elis Araújo, co-autora do estudo, diz que esses dados de redução refletem uma mudança na política de Áreas Protegidas no Brasil. “A partir de 2008, essas alterações se tornaram mais frequentes, sendo que 74% delas ocorreram entre 2008 e 2012”, comenta.
Entre os anos de 2010 a 2012, um total de 19 Unidades de Conservação sofreram redução de limite ou de proteção por conta de empreendimentos de geração ou transmissão de energia. “O enfraquecimento da proteção dessas áreas de floresta compromete sua capacidade de entregarem à sociedade uma série de benefícios”, alerta a pesquisadora.
O estudo destaca os serviços ambientais providos pelas Ucs e seu potencial econômico. Estima-se que a criação e manutenção de Ucs no Brasil sequestra pelo menos 2,8 bilhões de toneladas de carbono anualmente, ajudando a reduzir o efeito estufa, além do potencial de acomodar 20 milhões de visitantes por ano com a possibilidade de gerar um impacto econômico de aproximadamente U$ 1,1 bilhão.
Fonte: Imazon
Nenhum comentário:
Postar um comentário