Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
29 de jun. de 2022
QUALIDADE DE VIDA (AMBIENTAL)
Segundo conceituação no
GLOSSÁRIO DE ECOLOGIA
Refere-se ao conjunto de condições (físicas, químicas, biológicas) que propiciem vida saudável ao
ser humano, juntamente com as espécies vegetais e animais, principalmente as “desejáveis”. Esta expressão “seres desejáveis” tem inúmeras implicações, a começar pelo critério que deve estabelecer se uma espécie é “desejável”; surgindo de imediato a pergunta: desejável para quem? Naturalmente, o próprio ser humano, que está sempre se colocando na Natureza como “o mais importante dos mortais” (ANTROPOCÊNTRICO) será o responsável por tal critério. Dizer qual espécie não causa nenhum tipo de problema para sobrevivência das demais, certamente deverá ser fundamentado em pesquisas científicas.
Neste ponto é bom lembrar a frase de Bertolt Brecht posta na folha de rosto deste Glossário: “o objetivo da ciência não é o de abrir portas para a sabedoria infinita, mas o de estabelecer limites para o erro infinito”.
A boa qualidade de vida implica até num estado de bem-estar psicológico e social, em que o ser
humano, especialmente, satisfaz todas suas necessidades biológicas sem riscos à sua segurança e saúde, podendo com isso manter-se em equilíbrio dinâmico ou crescer numericamente de acordo com suas aspirações.
QUANDO SE PERGUNTA QUANTO CUSTARÁ PROTEGER O AMBIENTE, UMA OUTRA PERGUNTA DEVERIA SER FEITA: QUANTO CUSTARÁ À NOSSA CIVILIZAÇÃO SE NÃO O FIZERMOS?! (Gaylord Nelson)
Reflexão de fundamental importância sobre controle populacional:
POPULAÇÃO MUNDIAL ATUAL, acessar:
https://www.worldometers.info/pt/
Embora não seja fácil estimar o máximo de pessoas que cabe no planeta, sabe-se que os recursos
são limitados. A quantidade de água (em suas diferentes formas) e de solo disponível, são as mesmas há milênios e, apesar de todo o avanço da ciência, nada indica que a humanidade será capaz de ampliá-las substancialmente. Quando se combina muita gente a uma mesma quantidade de recursos, o resultado é a escassez. Considerando apenas o básico, pode faltar água e alimento para todo mundo; imagine-se saneamento básico, moradia, energia elétrica, enfim, boa qualidade de vida!
Tudo isso e mais as guerras! Como a deste ano de 2022 na Ucrânia e os conflitos internos ou em regiões que parecem se eternizar, como entre Israel e palestinos(estes com identidade mas sem pátria!).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário