Total de visualizações de página

21 de jun. de 2023

ONÇA PARDA OBSERVANDO "INVASORES DE SEU TERRITÓRIO" QUE APENAS A ESTUDAVAM!

Clique para acessar:

 https://g1.globo.com/ac/acre/natureza/amazonia/noticia/2023/06/20/onca-parda-encara-equipe-que-fazia-monitoramento-em-unidade-de-conservacao-no-ac-emocao-e-tensao.ghtml




DESTAQUES
1) A equipe da Estação Ecológica Rio Acre (Esec), no último domingo (18), foi surpreendida ao ficar a poucos metros de uma onça-parda que habita a Estação Ecológica Rio Acre, no município de Assis Brasil, interior do Acre, que faz fronteira com o Peru.
2) Os monitores da biodiversidade Fernanda Monteiro e Abias Bandeira, ao percorrerem 2.850 metros, avistaram o animal agachado olhando fixamente para eles. 

“Foi uma emoção e, ao mesmo tempo, uma tensão que eu nunca tinha sentido na vida. Demoramos cerca de 5 minutos para fazermos os registros, até que o animal levantou e começou a caminhar em nossa direção. Para nossa segurança e respeitando o animal em seu habitat natural, finalizamos nosso dia de amostragem naquele local e retornamos à base”, contou.

3) "Ao observar essa magnífica espécie, é evidente o olhar profundo e marcante, porém vazado, revelando uma história de coragem e superação. As possíveis causas desse ferimento ocular podem incluir confrontos com outros animais, impactos contra objetos inesperados, acidentes ou até mesmo doenças oculares”, avalia.

4) 

Sobre a espécie

Segundo Oliveira, essa espécie pode chega até 100 quilos e é encontrada em todo o continente americano. “Também é conhecida como suçuarana, onça-parda ou puma, é um verdadeiro predador solitário, com porte médio e uma beleza indomável. Quanto aos seus hábitos alimentares, a onça-vermelha é um carnívoro oportunista, que seleciona com maestria sua dieta”, pontua.

5) Na natureza, a expectativa de vida média deste felino varia entre 10 e 15 anos, embora alguns indivíduos possam superar essa marca em cativeiro. 

“A reprodução ocorre ao longo do ano, sem um período específico de acasalamento. A onça-vermelha é uma criatura predominantemente crepuscular e noturna, atingindo o ápice de sua atividade ao amanhecer e ao anoitecer. No entanto, ela é capaz de caçar e se movimentar com destreza mesmo durante as horas mais escuras da noite. Durante o dia, é comum vê-la descansando e se refugiando em locais sombreados, como densas vegetações ou até mesmo cavernas, buscando abrigo contra o calor. Mas, é importante destacar que seu comportamento se molda às circunstâncias do ambiente, como a disponibilidade de presas, a temperatura e até mesmo a pressão da caçada," explica.

Nenhum comentário: