Total de visualizações de página

15 de set. de 2024

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL. POR QUÊ NÃO AVANÇA?!

Participei ativamente, tentando implantar esse tema, de importância cada vez mais evidente, principalmente na vida urbana, onde as cidades crescem mas pouco se desenvolvem em vários setores essenciais a uma boa qualidade de vida. Eu diria as cidades "incham"! Desenvolvimento é algo bem mais além de crescimento. Dentre muitos aspectos possíveis causadores de tais atrasos e que certamente outros profissionais de áreas correlatas à minha, ecologia, poderiam acrescentar, arrisco-me a mencionar algumas (frutos de minhas observações)e que ora elenco, de modo resumido. 1) Autoridades do poder executivo, das três instâncias de governo, precisam entender (e agir) que direcionar recursos para efetivamente desenvolver programas de EA (Educação Ambiental) é investimento! 2) Preparar profissionais da educação para implementar EA em todas as escolas, desde o grau infantil até as universidades, é de fundamental importância. Vivi tal experiência nesses dois extremos. 3) Concomitantemente, as prefeituras devem se esforçar para introduzir em suas ações, a coleta seletiva do lixo, cujo resultado final gera empregos e dividendos para a comunidade.
"Nós temos mais de 3 mil lixões. E o lixão posto a céu aberto, ele principalmente, através do chorume, contamina o lençol freático, contamina os igarapés, os rios, fazendo com que isso acarrete uma série de doenças na área de saúde e realmente prejudique o meio ambiente”, alerta. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) do Ministério do Meio Ambiente prevê que municípios com até 50 mil habitantes possam garantir a destinação correta dos resíduos sólidos, atendendo a Lei 14.026/2020, que atualizou o Marco do Saneamento (Lei 11.445/2007). Mas, sem condições de cumprirem as regras, o prazo para o cumprimento dessa meta foi estendido para 2024 e se encerra no dia 2 de agosto. Estamos em setembro/2024 e a situação continua para ser resolvida. 4) A ilustração abaixo ainda é apenas teoria:
5) Quanto aos problemas gerados pelos plásticos, antes de indicar uma boa fonte de informações, eis um destaque: "Os plásticos têm sido amplamente utilizados em embalagens, indústria automobilística, construção civil, eletrônicos, produtos médicos, utensílios domésticos, têxteis, entre muitas outras aplicações. No entanto, a durabilidade do plástico é uma das suas características problemáticas, uma vez que sua degradação natural pode levar séculos". Acessar: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/plastico/

Nenhum comentário: