Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
22 de abr. de 2025
RDS-RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
GLOSSÁRIO DE ECOLOGIA (Conceito):
RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Categoria de unidade de conservação do Grupo II do SNUC. É uma área natural que abriga
populações humanas tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração dos
recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteção da Natureza e na manutenção da diversidade biológica.
Ao tempo em que a Natureza deve ser preservada, devem ser garantidos os meios necessários para a melhoria da qualidade de vida das populações humanas que vivem em tal reserva.
ACESSO ao GLOSSÁRIO DE ECOLOGIA:
https://1drv.ms/b/c/5f996ee9f67eaf54/EVSvfvbpbpkggF_sGgAAAAABI9kS1LvGJYqB3SxXS6o95Q
ESTA POSTAGEM REPRODUZIDA DE:
https://ecoa.org.br/voce-sabe-o-que-e-uma-reserva-de-desenvolvimento-sustentavel/
DESTAQUES
1) Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) é um tipo de Unidade de Conservação (UC) de área natural que preserva a natureza enquanto permite a convivência e o uso sustentável dos recursos pelas comunidades tradicionais, cujo modo de vida foi desenvolvido ao longo de gerações e é adaptado às condições ecológicas locais, desempenhando um papel crucial na proteção da biodiversidade e na conservação ambiental.
2) Objetivo das RDS
O principal objetivo desse tipo de UC é preservar a natureza enquanto garante as condições necessárias para a continuidade das práticas culturais das comunidades tradicionais, incluindo o uso sustentável dos recursos naturais. A RDS também tem como meta valorizar, conservar e aperfeiçoar o conhecimento e as técnicas de manejo do ambiente desenvolvidas por essas comunidades.
3) Criação e gestão das RDS
O uso dessas áreas é regulado por contratos de concessão e termos de compromisso. As atividades permitidas incluem a exploração sustentável, o turismo e a pesquisa científica, desde que autorizadas pelo órgão gestor responsável.
A gestão das RDS é liderada por um Conselho Deliberativo, presidido pelo órgão governamental responsável, que pode ser municipal, estadual ou o ICMBio para as RDS federais. O conselho inclui representantes de órgãos públicos, organizações da sociedade civil e das comunidades tradicionais que residem na área.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário