Micos-leões-dourados são encontrados em Angra dos Reis, RJ
Grande quantidade foi vista em uma ilha na Baía da Ilha Grande.
Equipe do Inea usou comidas para atrair os animais.
Uma grande quantidade de micos leões dourados foi encontrada nesta quinta-feira (30), em uma ilha na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. A descoberta foi feita durante operação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O objetivo era preservar a espécie, que está ameaçada de extinção.
"É fundamental ver esse apoio do Inea e até saber da ocorrência desses micos aqui na região, porque a gente não sabia. Ainda mais com a bagagem de serem espécies ameaçadas que podem dar uma contribuição genética a outros grupos de macacos no estado", disse o superintendente do Inea na região da Ilha Grande, Júlio César Avelar.
Por questões de segurança e para evitar a presença de curiosos, o nome do local não pode ser revelado. Em pouco mais de 10 minutos de caminhada pela mata, a equipe conseguiu chegar bem perto dos animais. Os especialistas usaram comidas para atrair os micos dourados. A visita serviu para que a espécie de cada um deles fosse identificada com precisão.
"A ideia é pegar esses animais, levá-los para o Centro de Primatologia para fazermos uma bateria de exames do ponto de vista sanitário e também da questão genética. Depois, nós daremos um encaminhamento disso", explicou o diretor do Centro de Primatologia do Inea, Alcides Pissinatti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário