Em Gana, os morcegos frugívoros testaram positivo para anticorpos contra o vírus do Ebola e henipaviruses, servindo assim, como um reservatório natural para o Ebola - e são utilizados como carne pelos humanos.
Artigo completo, em inglês, em http://theconversation.com/ebola-bats-get-a-bad-rap-when-it-comes-to-spreading-diseases-32785
Autores:
De todas as espécies de animais selvagens, os morcegos apresentam questões complexas. O segundo mais diverso grupo de mamíferos depois de roedores, acolhem mais de 65 patógenos humanos conhecidos, incluindo o vírus Ebola, o coronavirus (a causa da SARS), o henipavirus (que pode causar encefalite mortal em seres humanos) e o vírus da raiva.
Os morcegos são um dos grupos de mamíferos mais vulneráveis à caça excessiva e destruição de habitat. Eles proporcionam indispensáveis funções ecológicas, tais como controle de pragas por morcegos que comem insetos, polinização e dispersão de sementes.
A perda de morcegos, seja pela de caça ou controle de doença,quase certamente teria consequências de longo alcance e longa duração ecológicas e econômicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário