Total de visualizações de página

22 de jan. de 2020

RECORDE NO CONSUMO MUNDIAL DE MATERIAIS: 100 BILHÕES DE TONELADAS POR ANO

Reproduzido de THE GUARDIAN



        Desperdício / O consumo mundial de materiais atinge recorde de 100 bilhões de toneladas por ano.
        O uso não sustentável de recursos está devastando o planeta, com reciclagem decrescendo.


A quantidade de material consumida pela humanidade passou de 100 bilhões de toneladas por ano, revelou um relatório, mas a proporção que é reciclada está dimuindo.

As emergências climáticas e de vida selvagem são impulsionadas pela extração insustentável de combustíveis fósseis, metais, materiais de construção e árvores. Os autores do relatório alertam que tratar os recursos do mundo como ilimitados está levando a desastres globais.
Os materiais utilizados pela economia global quadruplicou desde 1970, muito mais rápido do que a população, que dobrou. Nos últimos dois anos, o consumo aumentou mais de 8%, mas a reutilização de recursos caiu de 9,1% para 8,6%.
O relatório do ”Circle  Economy”, foi lançado no Forum Econômico Mundial em Davos. Isso mostra que, em média, cada pessoa na Terra usa mais de 13 toneladas de materiais por ano. Mas o relatório também constatou que algumas nações estão dando passos em direção a economias circulares em que as energias renováveis sustentam sistemas onde o desperdício e a poluição são reduzidos a zero.
"Corremos o risco de desastres globais se continuarmos a tratar os recursos do mundo como se fossem ilimitados", disse Harald Friedl, diretor executivo da “Circle Economy”. “Os governos devem adotar urgentemente soluções de economia circular se quisermos alcançar uma alta qualidade de vida para cerca de 10 bilhões de pessoas até meados do século sem desestabilizar processos planetários críticos."
Marc de Wit, autor principal do relatório, disse: "Ainda estamos alimentando nosso crescimento populacional e riqueza com a extração de materiais virgens. Não podemos fazer isso indefinidamente - nossa fome de material virgem precisa ser interrompida."
O relatório constatou que 100,6 bilhões de toneladas de materiais foram consumidas em 2017, o último ano para o qual os dados estão disponíveis. Metade do total é areia, argila, cascalho e cimento usados para construção, juntamente com os outros minerais extraídos para produzir fertilizantes. Carvão, petróleo e gás compõem 15% e os minérios de metal 10%. No quarto final são as plantas e árvores utilizadas para alimentos e combustível.
[…]

Nenhum comentário: