Total de visualizações de página

16 de abr. de 2021

EXPLORAÇÃO DA MAIOR RESERVA DE OURO DO BRASIL: ENTREVISTA COM QUEM ENTENDE SOBRE TAL PLANO

 Numa das postagens anteriores, destaquei a intenção de exploração de ouro por iniciativa de empresa canadense: projeto Belo Sun.

Detalhes desse empreendimento estão muito bem explanados em:

https://amazonia.org.br/belo-sun-e-a-exploracao-do-maior-deposito-de-ouro-do-brasil-entrevista-especial-com-rosana-miranda/Destaque:

Rosana Miranda, integrante da ONG Amazon Watch, que faz parte de um grupo de organizações que vêm denunciando a inviabilidade socioambiental do projeto Belo Sun, menciona os efeitos que o projeto de mineração poderá causar na região, especialmente por estar muito próximo de outro grande empreendimento, Belo Monte, que gerou inúmeros problemas socioambientais em Altamira e na Volta Grande do Xingu. “Há graves lacunas no processo de licenciamento do projeto da Belo Sun, que oferece informações contraditórias e minimiza os impactos de sua operação. Os primeiros Estudos de Impacto Ambiental da Belo Sun foram começados em 2009, quando a instalação de Belo Monte sequer havia sido iniciada. Não há, portanto, informações suficientes por parte dos estudos de Belo Sun com relação ao impacto cumulativo da sua operação com o que já é causado por Belo Monte. Esses estudos, finalizados e apresentados em 2012, trazem informações radicalmente diferentes do Estudo de Viabilidade que a empresa divulgou em 2015 para seus investidores”. Entre os riscos apontados por pareceres técnicos feitos por pesquisadores independentes, Rosana destaca a contaminação do rio Xingu devido ao uso de “grandes quantidades de cianeto e de outros processos químicos” e a “alta probabilidade de falha da barragem, cujo rompimento poderia resultar em um volume de aproximadamente 9 milhões de metros cúbicos de rejeitos tóxicos atingindo o rio Xingu em apenas sete minutos”.

... (acessar o link mostrado no início)...



Nenhum comentário: