Total de visualizações de página

29 de mai. de 2021

ATUALMENTE, “PRAGA”, PARA ALGUNS, É UM CONCEITO RELATIVO

 SURTO DE RATOS DEIXA AUSTRÁLIA EM PÂNICO



Praga de roedores na zona rural está acabando com as plantações e contaminando a água

O Estado de S. Paulo, 29/05/2021 

Uma invasão de ratos tem provocado pânico na Austrália. Relatos de moradores são assustadores. À noite, o chão dos galpões desaparece sob tapetes de ratos em fuga. Os tetos ganham vida ao som de arranhões. Uma família culpou ratos que mastigam fios elétricos pelo incêndio de sua casa.

“Estamos em um ponto crítico. Se não reduzirmos o número de ratos até a primavera, enfrentaremos uma crise econômica e social”, disse o ministro da Agricultura, Adam Marshall.

Ambientalistas dizem que o surto é uma das consequências dos incêndios florestais recentes na Austrália, que dizimaram os predadores. O pânico é tão grande que surgiram rumores de que os ratos chegariam a grandes áreas urbanas, como Sydney. No entanto, especialistas apontam que é pouco provável que os ratos passem da zona rural para as cidades.

Segundo Steve Henry, especialista do Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO), a hipótese é absurda. “Eles pesam 13 gramas e têm perninhas pequenas. Mover-se a grandes distâncias colocaria os ratos na mira de predadores”, disse. “Pode haver mais ratos em Sydney do que o normal no momento, porque as condições têm sido favoráveis para que os animais que já vivem lá se reproduzam. Mas não há comida suficiente para que eles cheguem ao número que estão na zona rural.”

A NSW Farmers, principal associação agrícola do Estado de Nova Gales do Sul, o mais afetado, prevê que a praga destruirá 1 bilhão de dólares australianos (R$ 4,04 bilhões) da safra. Para evitar um prejuízo maior, o governo estadual encomendou 5 mil litros do veneno Bromadiolone, da Índia, que é proibido na Austrália, mesmo sem a aprovação emergencial pelo órgão regulador. Os críticos temem que o veneno mate não apenas os ratos, mas também os animais que se alimentam deles. “Precisamos de algo que seja forte, o equivalente a napalm, para explodir esses ratos”, disse Marshall.

A praga é um golpe cruel para os agricultores, que foram atingidos por incêndios, inundações e pandemia nos últimos anos. O fazendeiro Bruce Barnes disse produzir trigo virou uma atividade de alto risco, já que os ratos devoram tudo antes da colheita.

De acordo com relatos de moradores, o pior vem depois de escurecer, quando milhões de ratos que estavam escondidos durante o dia tornam-se mais ativos. Trechos das estradas ficam pontilhados de ratos esmagados na noite anterior, mas os pássaros logo levam as carcaças. Os montes de feno estão se desintegrando em razão de roedores famintos. As calçadas estão repletas de ratos mortos que comeram iscas venenosas.

Mas uma constante, tanto de dia quanto de noite, é o fedor de urina de camundongo e carne em decomposição. O cheiro é a maior reclamação das pessoas. “Você lida com isso o dia todo. Você coloca armadilhas, mas volta para casa e sente o fedor de rato morto”, disse Jason Conn, também fazendeiro. “Eles passam pelo telhado de sua casa. Se ela não for bem vedada, eles acabam na cama com você.”

Outro fazendeiro, Colin Tink, afirma que matou cerca de 7,5 mil ratos em uma única noite, na semana passada, em uma armadilha que ele armou com uma tigela de ração de gado cheia de água. “Eu pensei que pegaria algumas centenas”, disse. Já Bruce Barnes disse que as carcaças de camundongos e excrementos nos telhados estavam poluindo os tanques de água. “As pessoas estão ficando doentes”, afirmou.

copyright ©️ 1995 - 2017 grupo estado

OBSERVAÇÕES do responsável por este blog.

1) A Austrália e suas históricas complicações ambientais! É bem possível que os incêndios florestais tenham disparado esse desequilíbrio. Armadilhas e descarte adequado, pra mim, são medidas mais seguras do que envenenamento.

2) Na Ásia, isso ñ seria problema!

https://youtu.be/wVficMmO0mY


Nenhum comentário: