Total de visualizações de página

5 de jun. de 2021

LÍDERES MUNDIAIS IGNORAM O PAPEL DA DESTRUIÇÃO DA NATUREZA COMO CAUSADORA DE PANDEMIAS

 DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE- 5 de junho

Reproduzido (resumidamente)  e traduzido de THE GUARDIAN:

 https://www.theguardian.com/world/2021/jun/04/end-destruction-of-nature-to-stop-future-pandemics-say-scientists?CMP=Share_iOSApp_Other

Observação do responsável por este blog: eu entendo que tudo aqui reportado pelo autor do texto publicado no The Guardian considera que o coronavírus (e os demais vírus responsáveis pelos problemas de saúde aqui relatados), tiveram suas origens na Natureza; sem manipulação em laboratórios.


A causa raiz das pandemias – a destruição da Natureza – está sendo ignorada, alertaram os cientistas. O foco dos líderes mundiais em responder a surtos futuros ignora a estratégia muito mais barata e eficaz de parar a repercussão da doença de animais para humanos, disseram eles.

A destruição de florestas e a caça da vida selvagem estão cada vez mais trazendo animais e micróbios que abrigam em contato com pessoas e gado. Cerca de 70% das novas doenças infecciosas vieram de animais, incluindo Covid-19, Sars, gripe aviária, Ebola e HIV.

No entanto, a prevenção do alastramento dessa causa raiz,  é pouco mencionada pelos líderes e autoridades, disseram os cientistas por trás de uma nova força-tarefa independente, que se reportará à coalizão sobre a Prevenção da Pandemia na Fonte. O PPF disse que a questão foi ignorada pela Assembleia Mundial da Saúde, e um relatório recente da Organização Mundial da Saúde sobre a pandemia coronavírus.

Pesquisas recentes estimaram que o custo anual de prevenção de novas pandemias na próxima década seria de US$ 26 bilhões, apenas 2% dos danos financeiros causados pelo Covid-19. As medidas incluiriam proteger as florestas, encerrar o comércio arriscado de animais selvagens, proteger melhor os animais de fazenda contra infecções e detecção rápida de doenças nos mercados de vida selvagem.

[…]

"O Covid-19 foi um tiro de advertência de toda a natureza para nossa espécie", disse Aaron Bernstein, médico do Centro de Clima, Saúde e Meio Ambiente Global de Harvard, que lidera a força-tarefa. "Mas até agora os líderes mundiais estão longe de agir. Você ouve deles sobre as ações para supostamente prevenir pandemias, mas a ideia de prevenir suas causas básicas é pouco mencionada, muito menos discutida.

[…]

Nenhum comentário: