Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
20 de fev. de 2024
DENGUE NO BRASIL
ACESSO À PUBLICAÇÃO
https://expresso.estadao.com.br/naperifa/brasil-e-o-pais-com-mais-casos-de-dengue-no-mundo-mostram-dados-da-oms/
DESTAQUES
1) Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o número de casos de dengue em 2023 apontam o Brasil como o país com maior incidência da doença no mundo. Ao todo, foram 2,9 milhões de casos registrados até 11 de dezembro – mais da metade dos mais de 5 milhões registrados mundialmente. De acordo com a entidade, vivemos um patamar mundial histórico.
Na publicação, divulgada na sexta-feira, 22, a OMS alertou sobre o fato de a doença também ter se espalhado para países onde historicamente não circulava, como França, Itália e Espanha.
2) Entre as razões para a disseminação está a crise climática, que tem elevado a temperatura mundial e permitido que o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, sobreviva em ambiente onde antes isso não ocorria – dessa maneira, ele consegue se reproduzir cada vez mais.
O fenômeno El Niño de 2023 também acentuou os efeitos do aquecimento global das temperaturas e das alterações climáticas, e a previsão é que ele persista até meados de 2024.
3) O Ministério da Saúde do Brasil já projeta um aumento de casos da doença no País no ano que vem.
A pasta decidiu incorporar uma vacina contra a dengue, da farmacêutica Takeda, à rede pública após parecer favorável da Conitec, comissão que avalia novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS).
4) Casos graves de dengue.
Os dados da OMS alertam, ainda, para o número de casos graves da dengue: ao todo, 5 mil pessoas morreram pela doença neste ano em todo o mundo. No Brasil, 1.474 casos, ou 0,05% do total de registros, são da chamada dengue hemorrágica, que pode matar.
VACINA (?!)
OBSERVAÇÃO DE RESPONSABILIDADE DESTE "BLOG": sua eficácia nos diversos grupos de pessoas que possam receber as doses necessárias (crianças, mulheres grávidas, idosos, pessoas com certas comorbidades...) ainda está em fase de estudos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário