Total de visualizações de página

12 de fev. de 2024

VALE A PENA RECORDAR: CHARLES DARWIN E ALFRED RUSSELL WALLACE

O mundo relembra e comemora hoje! Em 12 de fevereiro de 1809 nascia Charles Darwin.E há 165 anos (1859) ele publicou "A origem das espécies", mudando radicalmente a biologia com sua Teoria da Evolução.
Em 1823 nascia Alfred Russell Wallace. Neste "ecologiaemfoco" publiquei informações sobre este cientista britânico sob o título: ALFRED RUSSELL WALLACE: O ESQUECIDO CO-AUTOR DA TEORIA DA EVOLUÇÃO E como subtítulo (jocoso) poderia ser acrescentado: “a pedra no sapato de Darwin” OBS.: para detalhes, acessar: http://ecologiaemfoco.blogspot.com/search?q=Alfred+Russell+Wallace
DESTAQUES (em resumo): 1) A complexidade e a beleza da vida que se instalou num dos planetas deste universo que hoje pensamos ser o único existente e no qual estamos inseridos, levou Alfred Russell Wallace (o esquecido co-autor da Teoria da Evolução, juntamente com Charles Darwin) a contrapor-se ao princípio mor do darwinismo: a evolução fundamentada no “tudo exclusivamente ao acaso”! E também: “nenhum órgão ou atributo pode existir numa espécie natural a menos que seja ou tenha sido útil aos organismos que os possuem”. É o mesmo que dizer: “nada foi criado com um determinado propósito”! 2) Diversas conquistas evolutivas (cérebro, com destaque altamente relevante para a visão, a fala, raciocínio, inteligência criativa...) fizeram aquele cientista “irritar” Charles Darwin em suas avaliações sobre o darwinismo. Darwin ao tomar conhecimento da divulgação desse pensamento de Alfred Wallace, chegou até a comentar: "Espero que você não tenha matado completamente a sua própria e minha criança”. 3) Dentre esses “avanços” evolutivos destaque foi dado pelo próprio Darwin para explicar os passos evolutivos da visão do ser humano. Eis o que Charles Darwin afirmou sobre isso: "Supor que o olho com todos os seus artifícios inimitáveis para ajustar o foco para diferentes distâncias, para admitir quantidades diferentes de luz e para a correção de aberração esférica e cromática, pode ter sido formado pela seleção natural parece, espontaneamente confesso, ABSURDO NO MAIS ALTO GRAU”. [Destaque meu] 4) Resumindo o que Wallace afirmou: “Não se poderia explicar exclusivamente que atributos de raciocínio abstrato, habilidade matemática, bom senso, amor à música e aptidão musical, apreciação à arte e talento artístico e senso moral como necessários à sobrevivência num estado de natureza pura através da qual (pelo princípio do próprio Darwin) a seleção natural devesse operar. Portanto, alguma outra causa ou ação precisa ser invocada. Essa causa de ação, Wallace chamou de ‘inteligência soberana’”. 5) Outro importante questionamento destacado por Alfred Russell Wallace: “Como podemos conceber que o homem primitivo, como um animal, ganhou algo puramente devido à locomoção ereta? A mão do homem contém capacidades latentes e poderes que são inúteis aos selvagens, e devem ter sido até menos utilizados pelo homem paleolítico e seus ainda mais rudes predecessores. Ela tem toda a aparência de um órgão preparado para o uso pelo homem civilizado e um homem do qual se exigisse possível civilização. DESTAQUE ADICIONAL: O astrofísico norte-americano Michio Kaku fez a seguinte observação: “Einstein escreveu uma vez que acreditava no Deus de Espinoza que se revela a Si próprio na harmonia daquilo que existe, não num Deus que se preocupa com o destino e as ações dos homens”. E o próprio Michio Kaku nos chamou a atenção para a complexidade desse componente grandioso da Natureza: “O cérebro humano pesa somente 1.360 gramas, embora seja o mais complexo objeto no sistema solar”.

Nenhum comentário: