Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
12 de ago. de 2025
RESTAURAÇÃO...EXIGE BIODIVERSIDADE
SUSTENTABILIDADE REQUER QUATRO "PILARES": PRODUÇÃO, BIOGEOCICLAGEM, BIODIVERSIDADE E CONTROLE POPULACIONAL.
Tais componentes essenciais já foram contemplados em postagens neste "blog".
http://ecologiaemfoco.blogspot.com/2024/10/os-quatro-pilares-de-sustentacao-da_29.html
Na postagem de hoje, está squi reproduzido divulgação realizada por:
https://oeco.org.br/salada-verde/restauracao-nao-se-sustenta-sem-biodiversidade-dizem-cientistas/
DESTAQUES:
1) A restauração de ambientes naturais no Brasil precisa priorizar a biodiversidade, pois focar só na captura de carbono ou no plantio massivo de árvores seria um erro técnico, um retrocesso institucional e ambiental que pode trazer grandes prejuízos ao país.
2) Segundo os autores, estratégias que ignoram a variedade de vida podem criar paisagens apenas estéticas – as “pinturas de verde” – que não sustentam a complexidade dos ecossistemas, a estabilidade ecológica ou os benefícios da restauração para as pessoas.
Nesse sentido, ignorar a biodiversidade pode comprometer serviços ecossistêmicos essenciais. Entre os impactos, estão a perda genética, maior exposição a eventos climáticos extremos, aumento dos incêndios, riscos sanitários e ao abastecimento de água e alimentos, sobretudo para povos indígenas e tradicionais.
3) Para driblar esses erros, o documento recomenda incluir mais especialistas e comunidades locais no planejamento e na tomada de decisões sobre restauração. Também sugere que os projetos – públicos ou privados – priorizem as espécies nativas de cada local e a conexão entre fragmentos de vegetação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário