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29 de abr. de 2019

SANEAMENTO NO BRASIL: ATÉ QUANDO A PRECARIEDADE??

O de­ver do sa­ne­a­men­to
Reproduzido de:
O Estado de S. Paulo, Brasil 29 de abr de 2019.
Ape­sar de ser a oi­ta­va eco­no­mia do mun­do, o Bra­sil ocu­pa a 106.ª po­si­ção quan­do o as­sun­to é sa­ne­a­men­to: 35 mi­lhões não têm aces­so à água po­tá­vel.
Ape­sar de ser a oi­ta­va eco­no­mia do mun­do, o Bra­sil ocu­pa a 106.ª po­si­ção quan­do o as­sun­to é sa­ne­a­men­to. Os in­di­ca­do­res de água e es­go­to do País são ri­go­ro­sa­men­te des­pro­por­ci­o­nais da re­a­li­da­de econô­mi­ca e so­ci­al, atrás de Chi­le, Mé­xi­co e Pe­ru, re­la­ta o es­tu­do Pa­no­ra­ma da Par­ti­ci­pa­ção Pri­va­da no Sa­ne­a­men­to 2019. Até a Bo­lí­via, por exem­plo, tra­ta me­lhor a água de sua po­pu­la­ção do que o Bra­sil.
Os nú­me­ros na­ci­o­nais são es­tar­re­ce­do­res. Trin­ta e cin­co mi­lhões de bra­si­lei­ros não têm aces­so à água po­tá­vel. Cem mi­lhões ain­da não têm aces­so ao ser­vi­ço de co­le­ta de es­go­to. De ca­da 100 li­tros de es­go­to lan­ça­dos di­a­ri­a­men­te no meio am­bi­en­te, 48 li­tros não são co­le­ta­dos. Além dis­so, par­te con­si­de­rá­vel do es­go­to co­le­ta­do não é tra­ta­da. Es­ti­ma-se que, por dia, cer­ca de 1,5 bi­lhão de me­tros cú­bi­cos de es­go­to co­le­ta­do não é tra­ta­do. A tí­tu­lo de com­pa­ra­ção, no Chi­le, 99,1% das ca­sas dis­põem de ser­vi­ço de es­go­to.
São co­nhe­ci­das as con­sequên­ci­as des­sa in­fra­es­tru­tu­ra in­su­fi­ci­en­te de sa­ne­a­men­to. Por exem­plo, em 2017, 35% dos mu­ni­cí­pi­os (1.933) re­gis­tra­ram epi­de­mi­as ou en­de­mi­as pro­vo­ca­das pe­la fal­ta de sa­ne­a­men­to bá­si­co, se­gun­do da­dos do Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IBGE). A do­en­ça mais re­la­ta­da foi a den­gue, trans­mi­ti­da pe­la pi­ca­da do mos­qui­to Ae­des aegyp­ti, que se re­pro­duz em água pa­ra­da. No pe­río­do, 1.501 mu­ni­cí­pi­os (26,9%) re­gis­tra­ram a ocor­rên­cia de den­gue. Em se­gui­da, as do­en­ças mais co­muns re­la­ci­o­na­das à fal­ta de sa­ne­a­men­to são a di­sen­te­ria (23,1%) e as ver­mi­no­ses (17,2%).
Na­da dis­so, in­fe­liz­men­te, é uma no­vi­da­de. Em 2007, o Con­gres­so apro­vou a Lei 11.445/07, es­ta­be­le­cen­do as di­re­tri­zes na­ci­o­nais pa­ra o sa­ne­a­men­to bá­si­co. O ob­je­ti­vo era as­se­gu­rar um no­vo pa­ta­mar no País pa­ra o abas­te­ci­men­to de água, o es­go­ta­men­to sa­ni­tá­rio, a lim­pe­za ur­ba­na e o ma­ne­jo de re­sí­du­os só­li­dos e a dre­na­gem de águas plu­vi­ais ur­ba­nas. Na ten­ta­ti­va de co­or­de­nar es­for­ços, o Con­gres­so atri­buiu à União a com­pe­tên­cia pa­ra ela­bo­rar um Pla­no Na­ci­o­nal de Sa­ne­a­men­to Bá­si­co. Re­di­gi­da em 2014, a ver­são atu­al de­fi­niu co­mo me­tas a uni­ver­sa­li­za­ção do abas­te­ci­men­to de água até 2023 e o aten­di­men­to de 92% da po­pu­la­ção com re­de de es­go­to até 2033.
Tu­do in­di­ca, no en­tan­to, que es­sas me­tas não se­rão cum­pri­das. A es­ti­ma­ti­va é de que se­ri­am ne­ces­sá­ri­os in­ves­ti­men­tos da or­dem de R$ 20 bi­lhões por ano pa­ra al­can­çar es­se no­vo pa­ta­mar de sa­ne­a­men­to. Nun­ca se al­can­çou tal mon­tan­te. Em 2016, por exem­plo, fo­ram in­ves­ti­dos R$ 11,3 bi­lhões. Além de ser in­su­fi­ci­en­te pa­ra al­can­çar a uni­ver­sa­li­za­ção, o bai­xo in­ves­ti­men­to é in­ca­paz de su­prir ca­rên­ci­as es­tru­tu­rais bá­si­cas, que ge­ram pre­juí­zos ao País. Por ano, es­ti­ma-se que o Bra­sil per­de cer­ca de R$ 10 bi­lhões com o tra­ta­men­to ina­de­qua­do da água.
Um dos pos­sí­veis ca­mi­nhos pa­ra re­ver­ter es­se qua­dro é o au­men­to dos in­ves­ti­men­tos pri­va­dos. No en­tan­to, a par­ti­ci­pa­ção da ini­ci­a­ti­va pri­va­da con­ti­nua sen­do mui­to pe­que­na. Nos úl­ti­mos dez anos, pas­sou de 3,89% pa­ra 5,83% o por­cen­tu­al de mu­ni­cí­pi­os que con­tam com al­gum aten­di­men­to pri­va­do no sa­ne­a­men­to, in­di­ca o es­tu­do Pa­no­ra­ma da Par­ti­ci­pa­ção Pri­va­da no Sa­ne­a­men­to 2019.
Uma das cau­sas pa­ra es­sa pe­que­na par­ti­ci­pa­ção pri­va­da são as mui­tas bar­rei­ras re­gu­la­tó­ri­as. Há ca­sos de empresas com di­nhei­ro dis­po­ní­vel pa­ra in­ves­tir em sa­ne­a­men­to, mas não con­se­guem fir­mar con­tra­tos com os mu­ni­cí­pi­os.
Em 2017 e 2018, ape­nas três li­ci­ta­ções fo­ram fei­tas no se­tor de sa­ne­a­men­to, apon­ta es­tu­do da GO As­so­ci­a­dos. O atu­al mar­co re­gu­la­tó­rio não in­cen­ti­va a bus­ca por no­vos con­tra­tos. A le­gis­la­ção vi­gen­te per­mi­te, por exem­plo, que os con­tra­tos em vi­gor se­jam au­to­ma­ti­ca­men­te re­no­va­dos, sem li­ci­ta­ção.
É ur­gen­te uni­ver­sa­li­zar a in­fra­es­tru­tu­ra de sa­ne­a­men­to no País. Em 2015, a ONU re­co­nhe­ceu o sa­ne­a­men­to bá­si­co co­mo um di­rei­to hu­ma­no. Ca­be ao po­der pú­bli­co o de­ver de vi­a­bi­li­zar os in­ves­ti­men­tos no se­tor. A ma­nu­ten­ção da atu­al in­fra­es­tru­tu­ra, cla­mo­ro­sa­men­te in­su­fi­ci­en­te, é uma ver­go­nha na­ci­o­nal.

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