Total de visualizações de página

20 de jul. de 2021

JAPÃO EM 11 DE MARÇO DE 2011. TRAGÉDIA DA NATUREZA RELEMBRADA DEZ ANOS DEPOIS

 Reproduzido do site Mundo Desconhecido. Acesso:

https://youtu.be/9IjINwEz3TI

Fotos de fontes do Google





A figura acima ilustra uma placa tectônica (da esquerda) deslizando sob outra, causando terremoto superior a 9 pontos na escala Richter.


Segue-se texto extraído de:


O epicentro foi no fundo oceânico, a 130 km de Sendai, a maior cidade próxima, e a 373 km de Tóquio. Seu hipocentro foi relativamente raso, com profundidade estimada em 32 km. Esse foi o maior terremoto já registrado no Japão desde o início das medições sísmicas instrumentais, há 130 anos, e foi o quarto mais forte no mundo desde 1900. Sua magnitude foi próxima à do terremoto de magnitude 9,1 que causou o trágico tsunami de 2004 no Índico.

Um dado impressionante: a ilha de Honshu, a maior das ilhas japonesas, com 227.960 km2, onde estão Tóquio e outras grandes cidades, foi deslocada 2,4 metros para leste, segundo medições de GPS (global positioning system). No fundo oceânico, o deslocamento horizontal total da placa tectônica do Pacífico foi de 24 metros no local do epicentro, e o deslocamento vertical (soerguimento) do fundo oceânico chegou a três metros, na costa de Miyagi. A zona de falha teve cerca de 400 km de comprimento e 150 km de largura, sendo aproximadamente paralela à costa do Japão. Uma faixa litorânea de 400 km de extensão sofreu um afundamento (subsidência) de cerca de 60 cm, o que permitiu um avanço ainda maior do mar para o interior do território japonês. A área inundada foi de aproximadamente 560 km2.

O movimento das placas tectônicas redistribuiu ligeiramente as massas crustais na superfície do planeta e causou um deslocamento de 10 a 25 cm no eixo de rotação da Terra. Com isso houve um aumento ínfimo na velocidade de rotação da Terra, com respectivo encurtamento de 1,8 microssegundo na duração dos dias. Essa alteração não é perceptível na vida cotidiana, mas deverá ser levada em consideração no controle de missões espaciais.



Nenhum comentário: