Total de visualizações de página

9 de fev. de 2023

É FÁCIL CULPAR A NATUREZA PELOS FORTES TERREMOTOS (7,8), EXIMINDO-SE DE RESPONSABILIDADES PELAS CONSTRUÇÕES PRECÁRIAS, EM REGIÃO COM ALTOS RISCOS DE TAIS OCORRÊNCIAS!

A BBC verificou exemplos de blocos recém-construídos que entraram em colapso no último desastre. Um prédio em Malatya (veja vídeo em: https://www.bbc.co.uk/news/64568826) foi concluído no ano passado e capturas de tela circularam nas mídias sociais de um anúncio dizendo que estava "concluído em conformidade com os mais recentes regulamentos de terremotos". O texto afirmava que todos os materiais e mão de obra usados eram de "qualidade de primeira classe".
CRESCE REVOLTA PELOS PADRÕES DE CONTRUÇÕES NA TURQUIA Até hoje, 10fev.2023, as mortes na Turquia e Síria alcançam os 21 mil. A raiva está crescendo na Turquia porque a má aplicação dos regulamentos contribuiu para o colapso de muitos edifícios nos recentes terremotos, com estimativa parcial de mais de 5 mil imóveis.
Foto acima: antes e depois. "A intensidade máxima para este terremoto foi violenta, mas não necessariamente suficiente para derrubar edifícios bem construídos", diz David Alexander, professor de Planejamento e Gestão de Emergências da University College London. E continuou: "Na maioria dos lugares, o nível de agitação foi menor que o máximo, então podemos concluir que, dos milhares de edifícios que desmoronaram, quase todos eles não resistem a nenhum código de construção de terremoto razoavelmente esperado."
Como os socorristas procuram pessoas presas sob escombros?
CONCLUINDO, COM ALGO MUITO GRAVE: O governo da Turquia forneceu "anistias de construção" periódicas - efetivamente isenções legais para o pagamento de uma taxa, para as estruturas construídas sem os certificados de segurança necessários. Estes foram aprovados desde a década de 1960 (com o mais recente em 2018).

Nenhum comentário: