Total de visualizações de página

16 de ago. de 2023

BREVE HISTÓRIA DE QUEM SOMOS (?!). NOVAS DESCOBERTAS NO COSMOS

Curto esclarecimento sobre a denominação de 


kósmos ("ordem", "organização","beleza","harmonia") é um termo que designa o universo em seu conjunto, toda a estrutura universal em sua totalidade, desde o microcosmo ao macrocosmo. O cosmo é a totalidade de todas as coisas deste Universo ordenado, desde as estrelas, até as partículas subatômicas.


Nosso planeta, que aqui chamo de mãe Natureza, inteligente e bondosa em todos os sentidos, tem recentemente recebido mais atenção por inúmeros acontecimentos e ações de seu mais “desenvolvido” (seria evoluído?) componente: o ser humano.

Hipóteses ou mesmo teorias de seu surgimento no universo (ou seria universos? ou multiversos?) vêm sendo questionadas ou reformuladas, desde as primeiras imagens do espaço sideral enviadas pelo telescópio espacial James Webb da NASA dos Estados Unidos em julho/2022. O JWST (James Webb Spatial Telescope) está enviando tais imagens a partir do ponto onde se encontra no cosmos: 1.500.000 km de distância da Terra. Algumas fotos podem ser vistas em:


https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/07/o-primeiro-ano-do-james-webb-em-8-fotos-de-tirar-o-folego/



Estima-se que há 13,8 bilhões de anos surgiu o que hoje sabemos ser o universo, no qual a Terra está inserida na galáxia denominada via láctea; dentre bilhões das que se estima existir! Isso considerando-se o “paradigma” da teoria do “big bang”! Mas até este, a partir das recentes observações das imagens do JWST, vem sendo questionado. Novas galáxias (6) foram registradas como tendo se originado há perto de apenas, 500 ou 700 milhões de anos!

A Via Láctea levou 13,8 bilhões de anos para formar essa quantidade de estrelas, segundo dizem os “experts”, enquanto a jovem galáxia levou apenas 700 milhões de anos, “ou seja, 20 vezes mais rápido”. Tais galáxias são chamadas de “candidatas”; precisam de confirmação. “Se apenas uma dessas seis galáxias candidatas for confirmada, será preciso rever a teoria” (do “big bang”). E aqui, estou eu muito longe de por o “big bang” em dúvida, mas destaco está observação (abaixo) do dramaturgo alemão 



Física experimental cósmica, mecânica quântica, teoria das cordas… vão surgindo e a humanidade sempre aguardando um desfecho ou conclusão “realista” das nossas origens. Enquanto isso não ocorre, vamos apreciando as revelações recentes e cada um/a que tire suas conclusões. Vejamos esta avaliação (ou suposição) interessante, no vídeo abaixo






Nenhum comentário: