REPRODUZIDO DE:
DESTAQUES
1) A data, calculada anualmente pela GFN, utiliza dados das Contas Nacionais de Pegada e Biocapacidade. Com isso, marca-se o ponto em que a demanda da humanidade por recursos biológicos supera a capacidade do nosso planeta de regenerá-los naquele ano.
2) A Eslovênia, como o primeiro país da União Europeia, junta-se a países como Equador, Japão, Filipinas, Suíça e Emirados Árabes Unidos (EAU) ao alavancar os dados da Pegada Ecológica e endossar oficialmente a métrica como uma ferramenta útil para orientar a política ambiental, afirma Bojan Kumer, Ministro do Meio Ambiente, Clima e Energia da Eslovênia.
3) O Dia da Sobrecarga da Terra coincide com a recente votação do Parlamento Europeu sobre a Lei de Restauração da Natureza. A persistência do excesso levou à degradação da terra e do solo, ao esgotamento das populações de peixes, desmatamento, perda de biodiversidade e acúmulo de gases de efeito estufa (GEE).
4) “Com esta métrica em mãos, qualquer país, região, cidade ou empresa pode avaliar sua posição atual e determinar como pode contribuir para adiar o Dia da Sobrecarga da Terra", disse Razan Al Mubarak, presidente da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
5) A pedra angular dessas ações é a educação, acompanhada dos valores e princípios inseridos no lar desde a infância. A plataforma também recomenda a escolha de roupas duráveis, promovendo a moda com fibras naturais, integrando-se à moda circular e reciclando móveis e sofás.
OBS.: no documento original são descritas ações, que certamente podem ser implementa das de acordo com os países onde as pessoas se sensibilizem e se conscientize de tais necessidades; em prol da Natureza e consequentemente, da sobrevivência de todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário