https://www.bbc.com/portuguese/articles/cv23pvz8v33o
DESTAQUES
1) Cerca de 1,34 milhão de toneladas de água — o suficiente para encher 500 piscinas olímpicas — estão acumuladas desde que o tsunami destruiu a central.
2) A água será liberada ao longo de 30 anos após ser filtrada e diluída.
3) O governo disse que a liberação da água é uma etapa necessária no longo e caro processo de desativação da usina, que fica na costa leste do país, a cerca de 220 quilômetros da capital, Tóquio.
4) Os operadores da central Tepco vêm filtrando a água para remover mais de 60 substâncias radioativas, mas a água não estará totalmente isenta de radiação, pois ainda conterá trítio e carbono-14 — isótopos radioativos de hidrogênio e carbono que não podem ser facilmente removidos.
5) "Qualquer coisa liberada do local será, portanto, enormemente diluída", diz o professor Gerry Thomas, que ensina Patologia Molecular no Imperial College London, em Londres, na Inglaterra.
6) O governo japonês disse anteriormente que a água radiotiva que será lançada no Oceano Pacífico, que foi misturada com a água do mar, tem níveis de trítio e carbono 14 que atendem aos padrões de segurança.
7) Hong Kong disse que "ativaria imediatamente" restrições à importação de alguns produtos alimentícios japoneses.
Tanto a Coreia do Sul como a China já proibiram as importações de peixes dos arredores de Fukushima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário