Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
20 de dez. de 2023
INDUSTRIALIZAÇÃO DO LÍTIO COM OBJETIVO DE SUSTENTABILIDADE: NO BRASIL
https://www.estadao.com.br/economia/litio-verde-quintuplo-zero-e-brasileiro/
DESTAQUES
1) Na COP-28, a empresa se diferenciou ainda mais, com duas características adicionais destacadas nos debates de descarbonização industrial: zero utilização de água potável, já que bombeia água com resíduos fecais sólidos do rio Jequitinhonha, e zero uso de energia suja, ou seja, de termelétricas a carvão. “Somos a primeira companhia do mundo a ter essa vantagem competitiva, pois o lítio que conseguimos industrializar e processar no Brasil não gera emissões de carbono, nem resíduos ou subprodutos químicos nocivos ao meio ambiente, além de não utilizar água potável, nem fonte de energia não renovável, tornando-o quíntuplo-zero".
2) Trata-se do primeiro projeto de lítio do mundo sem barragem de rejeitos (que são 100% empilhados a seco, sem adição de químicos nocivos). Os subprodutos são comercializados ou reciclados, usados na pavimentação de estradas.
3) Os processos de produção do lítio verde são sustentáveis também nos aspectos energético e hídrico, com utilização de 100% de energia renovável e 100% de água recirculada, o que evita a contaminação da água e do solo e contribui para a preservação das florestas e rios da região, entre eles o ribeirão Piauí, fonte de água potável para as populações que vivem no entorno. Parte da frota de caminhões é movida a biodiesel, com meta de atingir 50% desse uso até 2025. E na extração do mineral, a empresa conseguiu diminuir a carga de explosivos acionados, com adoção de estratégias de simulação de carga computadorizadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário