Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
6 de set. de 2025
AMAZÔNIA: POSSÍVEL ORIGEM
REPRODUZIDO DE:
https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2025/09/qual-e-a-origem-da-amazonia-parte-da-resposta-pode-estar-ligada-ao-asteroide-que-matou-os-dinossauros
Qual é a origem da Amazônia? Parte da resposta pode estar ligada ao asteróide que matou os dinossauros.
DESTAQUES:
1) Quando se fala em Amazônia, os dados são todos superlativos. Considerada o maior bioma brasileiro, a maior floresta tropical do mundo e o berço da maior biodiversidade entre as florestas tropicais do planeta, segundo informam dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, sua origem é alvo de estudos há tempos.
2) Por isso, entender qual é a origem da Amazônia e como a floresta se formou se torna tão importante para conservá-la. Uma das hipóteses para responder à essa pergunta é a de que o asteroide que caiu na Terra no final do período Cretáceo – e que teria dizimado os dinossauros – também pode ter sido o ponto de partida para o surgimento das atuais florestas tropicais na América do Sul, segundo informa um artigo da revista científica “Science”.
3) Atualmente, a floresta amazônica está presente em nove países da América do Sul – Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa, além, é claro, do Brasil – e ocupa 40% do território do continente, alcançando aproximadamente 5 milhões de km². Se fosse um país, a Amazônia ocuparia o sétimo lugar em tamanho no mundo, continua a fonte.
4) Será que o asteróide que matou os dinossauros ajudou a criar a Amazônia?
Segundo a “Science”, a origem da floresta como a conhecemos hoje e de sua “impressionante biodiversidade” foi buscada na análise de 50 mil amostras de pólen fossilizado e de mais de 6 mil folhas de árvores da região amazônica.
5) Essa investigação conduzida por cientistas de universidades e institutos de Europa, China, Estados Unidos parte da América do Sul defende que o impacto do asteróide que matou os dinossauros afetou mais as plantas do tipo gimnospermas (como as coníferas), as quais – segundo a fonte – eram maioria na atual região amazônica. Já as plantas do tipo angiospermas (aquelas que possuem flores e frutos) se adaptaram melhor ao novo cenário e passaram a dominar o solo nos milhões de anos seguintes.
6) Além disso, “as mudanças geológicas que a Amazônia ocidental experimentou — montanhas subindo, costas se deslocando, rios mudando de curso", teriam favorecido “explosões de especiação”, ou seja, um boom de espécies novas que foram evoluindo, como detalha um outro artigo publicado no site da “Science” intitulado “Como a Amazônia se tornou um caldeirão de vida”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário