Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
6 de set. de 2023
ÁGUA-PÉ E OUTRAS PLANTAS INVASORAS E SEUS PREJUÍZOS
REPRODUZIDO DE:
https://oglobo.globo.com/mundo/clima-e-ciencia/noticia/2023/09/04/introduzidas-por-humanos-35-mil-especies-invasoras-causam-extincoes-e-prejuizo-anual-de-r-2-trilhoes.ghtml
DESTAQUES
1) Até mesmo o exército teve de ser mobilizado para combater o jacinto d'água — também conhecido como aguapé — nos rios da Espanha. Essa planta, que se espalha tão rápido quanto o fogo e é extremamente difícil de erradicar, toma de centenas de quilômetros de água nas bacias do Guadiana e do Guadalquivir. O jacinto d'água comum está no topo da lista das 10 espécies exóticas invasoras mais difundidas no planeta e é a ponta de lança da invasão biológica que provoca danos significativos à natureza e perdas econômicas trilionárias.
2) A invasão custa ao mundo US$ 423 bilhões (mais de R$ 2 trilhões) por ano, incluindo perdas econômicas e esforços de erradicação, e está entre as cinco principais causas da crise de perda de biodiversidade que está varrendo o planeta, de acordo com o Relatório de Avaliação sobre Espécies Exóticas Invasoras e seu Controle divulgado nesta segunda-feira (4/setembro).
3) O relatório apresenta uma visão do cenário abrangente produzida pela Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), ligada à ONU. Os cientistas da IPBES argumentam que essas espécies são as únicas responsáveis por 16% das extinções globais documentadas.
4) Há 37 mil espécies exóticas no mundo, das quais 3.500 — pouco menos de 10% — podem ser consideradas "invasoras" e "prejudiciais", devido aos efeitos "negativos", ou mesmo "irreversíveis", que apresentam nos ecossistemas e na qualidade de vida na Terra, segundo o relatório.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário