Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
22 de set. de 2023
PAUSA PARA CURTOS RELATOS HISTÓRICOS SOBRE A ORIGEM DE ALGUMAS DE NOSSAS EXPRESSÕES. III - LACÔNICO, LACONISMO
REPRODUZIDO DE:
https://www.historiadomundo.com.br/grega/laconismo-espartano.htm
DESTAQUES:
1) Laconismo espartano.
O laconismo espartano caracterizou-se pelo “vocabulário curto”, ou seja, pela inflexibilidade de discussões políticas e deliberações sobre situações conflitivas.
2) Diferentemente de Atenas, que se caracterizou por uma estrutura política amplamente aberta à discussão e à deliberação – entre os homens livres e aptos a participarem da vida na pólis –, Esparta possuía uma estrutura política completamente associada à rígida formação militar dos membros que a compunham. Foi dessa rigidez e da consequente ausência de deliberação em assuntos políticos que nasceu a expressão laconismo.
3) Em Atenas, a discussão na Ágora (praça) entre os cidadãos livres e a reflexão sobre o exercício da vida na pólis (cidade-estado grega) – que ficou conhecida pela palavra política –, necessitavam de um elevado e sofisticado uso da retórica. Mas não retórica entendida no sentido pejorativo atual, de enganação, mas entendida no sentido original: uma arte (uma técnica) do bem falar, que era usada para chegar a um consenso sobre algum problema.
4) Dessa forma, entre a sociedade espartana, não houve a necessidade do aprimoramento da arte retórica e de suas técnicas de persuasão e convencimento. Os espartanos, por essa razão, ficaram conhecidos como um povo de “vocabulário curto” ou “vocabulário reduzido”. Como era da região da Lacônia, o termo lacônico passou a designar esse tipo de comportamento pouco afeito à conversa e à discussão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário