Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
22 de fev. de 2026
ENDOGAMIA POR REDUÇÃO DE HABITAT CAUSANDO LEUCISMO EM MACACO-PREGO (?!)
REPRODUZIDO DE:
https://oeco.org.br/salada-verde/pesquisadores-registram-caso-inedito-de-macaco-prego-leucistico-no-ceara/
"O leucismo é uma anomalia genética rara que causa a perda parcial ou total da pigmentação (melanina) na pelagem ou plumagem de animais, resultando em uma cor branca ou pálida, enquanto olhos, bico e patas mantêm a coloração normal (IA)".
DESTAQUE:
Pesquisadores documentaram pela primeira vez um macaco-prego com leucismo, alteração que deixa o animal com pelos brancos. O registro foi feito ao acaso no Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, enquanto os cientistas verificaram gravadores acústicos instalados na área protegida. O leucismo pode ser causado por mutações genéticas e gerou um alerta dos cientistas sobre possíveis impactos que populações pequenas podem sofrer com a fragmentação do habitat e a reprodução entre parentes próximos (endogamia, como chama a ciência).
O animal leucístico trata-se de um filhote de macaco-prego (Sapajus libidinosus), primata de distribuição ampla no país, em especial nas regiões nordeste. O registro é o primeiro também para o gênero, Sapajus, composto por um total de sete espécies distintas de macaco-prego.
O caso foi relatado em um artigo científico publicado no início de fevereiro no periódico Primates, com acesso aberto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário