Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
30 de set. de 2022
FURACÕES, TUFÕES, CICLONES… O QUE SÃO. E COMO SERÃO?!
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63086712
De acordo com conceituções no GLOSSÁRIO DE ECOLOGIA:
CICLONE / FURACÃO / TUFÃO / TORNADO
Um ciclone tropical é um distúrbio atmosférico violento, nos oceanos tropicais que ocorre entreas
latitudes aproximadas de 5 e 30 graus, em ambos os hemisférios. No Atlântico e no Caribe os ciclones são denominados de furacões e no Pacífico são conhecidos como tufões. Um ciclone tropical tem pressão
atmosférica muito baixa no seu calmo centro (o “olho”), circundado por uma estrutura de chuvas, nuvens e ventos muito fortes. Devido à rotação da Terra, gira no sentido dos ponteiros do relógio no hemisfério sul e no sentido contrário no hemisfério norte (de acordo com a força de Coriolis). Eles podem ter de 80 a 800 km de diâmetro e ventos acima de 180 km/h.
Quanto aos danos que podem causar, estima-se que ventos de 74 a 93 km/h desfolha e arranca
galhos de árvores; ventos de 111 a 130 km/h arrancam árvores com sistema radicular pouco profundo, derrubam paredes finas e destelham tetos frágeis. Os ventos podem exercer uma pressão de 400 kg/m2, fazendo objetos se tornarem verdadeiros “mísseis”.
Estudos sugerem que os furacões estão ficando mais fortes. O Katrina foi considerado o “desastre
natural” (ver CATÁSTROFE; e DESASTRE (“DESASTRE NATURAL” e “DESASTRE ECOLÓGICO”)) mais destrutivo que atingiu o sul dos Estados Unidos, no golfo do México, principalmente Nova Orleans, no estado da Louisiana, em 29/08/2005, forçando milhares de pessoas a abandonarem a
cidade e matando mais de 1800 pessoas, além de causar prejuízos de cerca de 100 bilhões de dólares. A revista americana Science (em 2005) divulgou que o número de furacões das Categorias 4 e 5 tem quase que duplicado nos últimos 35 anos (18 por ano, a partir de 1990). O fato de que as tempestades tropicais
retiram energia da água oceânica para ganhar força, tem levado os cientistas a hipotetisar que o aquecimento global e as águas mais quentes a ele associadas, poderiam levar a furacões mais fortes. Esta hipótese, noentanto, requer comprovações mais seguras uma vez que o número total de furacões e sua longevidade têm decrescido nos últimos 10 anos.
O tornado refere-se a uma coluna de ar, em formato cônico, que gira de forma violenta, estando
em contato com o solo e uma nuvem. Tem cerca de 45 m de altura, movimentando-se a uma velocidade
entre 65 e 180 km/hora, podendo os mais violentos ter velocidades superiores a 480 km/h e 1500 m de altura, deslocando-se por cerca de 100 km.
CATÁSTROFE
Evento tão pouco frequente num ecossistema que as populações não guardam, geneticamente,
registros de sua ocorrência. Uma erupção vulcânica que ocorra inesperada e fortuitamente pode ser
chamada simplesmente de catástrofe; enquanto os acidentes de Bhopal, Chernobyl e o Dust Bowl, seriam melhor denominados de catástrofes antrópicas.
Por que eventos perigosos que antes produziam desastres, agora produzem catástrofes?
Algumas possibilidades estão no gráfico que se segue.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário