Total de visualizações de página

19 de jul. de 2023

ANTROPOCENO! NOVA ERA JÁ INICIADA?!

 REPRODUZIDO DE https://www.ecycle.com.br/antropoceno/


Estamos vivendo no limiar de uma nova Era. A ação humana tem alterado drasticamente o funcionamento e os fluxos naturais do planeta ao promover intensas mudanças globais. Diversos especialistas afirmam que entramos em uma nova época geológica, o Antropoceno.


DESTAQUES:

1) Fases do Antropoceno

Primeira fase

De acordo com Crutzen, esse novo período geológico se iniciou por volta de 1800, com a chegada da sociedade industrial, caracterizada pela utilização maciça de hidrocarbonetos (principalmente o petróleo para produção de energia e como fonte de matérias-primas). Desde então, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, causada pela combustão desses produtos, não para de crescer. A grande concentração de gases do efeito estufa na atmosfera, como é o caso do gás carbônico, contribui como forte agravante para o aquecimento globalDessa forma, considera-se que a primeira fase do Antropoceno vai de 1800 a 1945 ou 1950 e corresponde, portanto, à formação da era industrial.

2) Uma grande reviravolta teria ocorrido quando o inventor escocês James Watt realizou melhorias na máquina a vapor. Isso ocorreu no final do século XVIII, permitindo uma maior eficiência no processo de geração de energia. Esse fato contribuiu para o início da Revolução Industrial.

Efeitos A intensa queima de combustíveis fósseis levou a um consequente aumento nos níveis dos gases do efeito estufa na atmosfera. Já a intensificação de práticas agrícolas levou a um aumento nos níveis de metano (CH4) e de óxido nitroso (N2O) na atmosfera. A intensificação do uso de combustíveis e atividades agrícolas também levou à produção de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos nitrosos (NOx). E, uma vez na atmosfera, esses compostos convertem-se em sulfato (SO4) e nitratos (NO3) e provocam a acidificação de ecossistemas terrestres e aquáticos.



3) Segunda fase A segunda fase vai de 1950 a 2000 ou 2015 e vem sendo chamada de “A Grande Aceleração”. Entre 1950 e 2000, a população humana dobrou de três bilhões para seis bilhões de pessoas. E o número de automóveis passou de 40 milhões para 800 milhões. Na segunda fase da Era Antropocênica (1945-2015), registrou-se uma aceleração considerável das atividades humanas sobre a natureza. “A grande aceleração se encontra em estado crítico”, afirmou Crutzen, porque mais da metade dos serviços fornecidos pelos ecossistemas terrestres já enfrentam degradação.

4)  As mudanças climáticas e os conflitos globais Vemos hoje uma combinação explosiva entre os dilemas globais da crise ecológica e da desigualdade. Um grupo de dois bilhões de pessoas dispõe de um padrão de consumo elevado e se apropria dos consequentes benefícios materiais. Enquanto cinco bilhões vivem na pobreza e um bilhão na miséria absoluta. Nesse contexto, conflitos e desastres se tornam iminentes.


Nenhum comentário: