Total de visualizações de página

10 de jul. de 2023

PREVISÃO DE COLAPSO ECOSSISTÊMICO. ALARMISTA?

 …MELHOR PREVENIR. PODE NÃO SER NADA FÁCIL REMEDIAR!!!

Inicialmente um esclarecimento divulgado pela EMBRAPA, sobre os conceitos de “serviços ecossistêmicos” e “serviço ambientais”.


Os serviços ecossistêmicos (SE) são os benefícios que o ser humano obtém dos ecossistemas. Estes incluem serviços de provisão, tais como alimentos e água; regulação, tais como a regulação de inundações, secas, degradação do solo; serviços de suporte, tais como formação do solo e ciclagem de nutrientes; e serviços culturais, como de lazer, espiritual, religioso e outros benefícios não materiais. Já os serviços ambientais (SA) são definidos como os benefícios ambientais resultantes de intervenções intencionais da sociedade na dinâmica dos ecossistemas. Referem-se ao manejo conservacionista do solo, da água, restauração florestal, dentre outros. Os autores tratam, na maioria das vezes, os conceitos de serviços ambientais e serviços ecossistêmicos como sinônimos. Entretanto, nos meios acadêmicos e científicos o termo Serviços Ecossistêmicos é mais evidente e por isto tem sido preferencial nas pesquisas da Embrapa. 

REPRODUZIDO DE

https://revistagalileu.globo.com/ciencia/meio-ambiente/noticia/2023/07/o-colapso-do-ecossistema-pode-ocorrer-muito-mais-cedo-diz-pesquisa.ghtml



Por John Dearing, Gregory Cooper, Simon Willcock* 

 

Em todo o mundo, as florestas tropicais estão se tornando savanas ou terras agrícolas, a savana está secando e se transformando em deserto, e a tundra gelada está derretendo. Estudos científicos já registraram “mudanças de regime” como esses em mais de 20 tipos diferentes de ecossistemas, nos quais os pontos críticos foram ultrapassados. Em todo o mundo, mais de 20% dos ecossistemas correm o risco de mudar ou entrar em colapso e esses colapsos podem acontecer mais cedo do que você pensa. 


Nenhum comentário: