Total de visualizações de página

20 de jul. de 2023

…E PENSARMOS QUE O FRÁGIL PLANETA TERRA ESTÁ EM SEGURANÇA NA NOSSA GALÁXIA “INFESTADA" DE ASTEROIDES!!!

 REPRODUZIDO E TRADUZIDO DE: https://www.livescience.com/space/asteroids/a-skyscraper-size-asteroid-flew-closer-to-earth-than-the-moon-and-scientists-didnt-notice-until-2-days-later

Um asteroide do tamanho de um prédio de 20 andares navegou desconfortavelmente perto da Terra na semana passada, passando pelo nosso planeta a cerca de um quarto da distância entre a Terra e a Lua – e os astrônomos só perceberam isso dois dias depois.

Agora batizada de 2023 NT1, a rocha espacial de cerca de 200 pés de largura (60 metros) passou pelo nosso planeta em 13 de julho, viajando a uma estimativa de 53.000 mph (86.000 km/h), de acordo com a NASA. No entanto, como a rocha voou em direção à Terra a partir da direção do Sol, o brilho de nossa estrela cegou os telescópios para a aproximação do asteroide até muito tempo depois de ele ter passado.


Os astrônomos não conseguiram captar o vento gerado pela passagem da Rocha até 15 de julho, quando então um telescópio da África do Sul (do  Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System - ATLAS), captou sua saída de nossa vizinhança. E mais de uma dezena de outros telescópios visualizaram a rocha logo depois, de acordo com o International  Astronomical Union's Minor Planet Center.
Apesar dessa abordagem surpresa, o asteroide 2023 NT1 não é grande o suficiente para ser considerado um objeto potencialmente perigoso; Depois de calcular a trajetória do asteroide para a próxima década, os astrônomos dizem que não há risco iminente de impacto. De fato, pesquisas recentes sugerem que a Terra está a salvo de asteroides – pelo menos de grandes asteroides indutores de extinção – pelos próximos 1.000 anos.

Nenhum comentário: