Goiânia – Duas onças-pintadas foram flagradas atravessando a BR-262, no Pantanal, em Mato Grosso do Sul. O registro foi feito por um grupo de amigos que passavam pelo local. Pelas imagens é possível ver que os animais não reagiram à presença do automóvel e seguiram caminhando para a mata do local.
O caso aconteceu em meados de junho, quando o grupo voltava de Corumbá para Campo Grande.
Onças-pintadas
Informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do fim de 2022 revelam que as onças-pintadas estão em perigo de extinção no cerrado brasileiro. Este é o maior felino das Américas.
Por estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, esse animal o mesmo tempo temido e admirado que habita o imaginário das pessoas é um indicador de qualidade ambiental. A ocorrência desses felinos em uma região indica que ele ainda oferece boas condições que permitam a sua sobrevivência.
As crescentes alterações ambientais provocadas pelo homem, assim como o desmatamento e a caça às presas silvestres e às próprias onças são as principais causas da diminuição da população de onças no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário