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14 de nov. de 2023
NESTES DIAS DE MUITO CALOR…VAMOS RELEMBRAR ALGUNS FATOS QUE POSSAM EXPLICAR…
...E ALGUMAS AÇÕES PARA AVALIAR A CONDIÇÃO DO AMBIENTE EM QUE LEITORES DESTE TEMA, SE ENCONTREM
Começando pelo conceito do provável agente causador (conforme descrito no GLOSSÁRIO DE ECOLOGIA-B.M.Grisi):
CORRENTE “EL NIÑO”
Assim chamada porque ocorre em dezembro, a cada dois a sete anos (“El Niño” significa em
espanhol menino Jesus), resulta dos ventos que sopram na direção do hemisfério sul, ao longo das costas do Equador e do Peru, empurrando uma corrente marinha quente, juntando-se à Oscilação do Sul (mudança de pressão atmosférica na superfície terrestre, proveniente da Indonésia, norte da Austrália e sudeste do Pacífico), viabilizando maciça transformação do tempo, afetando imensas regiões da Terra. A este efeito
conjunto do “El Niño” com a Oscilação do Sul aplica-se a sigla ENOS. Seus efeitos fazem-se sentir na Austrália, África e Indonésia, com a seca, tempestade de areia, queimadas; ou na Índia, que se priva das
chuvas de monção (ver MONÇÃO); no Peru e no Equador, assim como no sudeste e sul do Brasil, com as grandes enchentes; e tufões no oeste do Pacífico. Tais acontecimentos registraram-se com bastante intensidade nos anos 1982-83 e novamente em 1991-92. Os ventos alísios enfraquecidos fazem com que as águas quentes permaneçam próximas da América do Sul, impedindo a ressurgência.
As águas quentes não propiciam abundância de nutrientes, essenciais à cadeia alimentar marinha,
ocorrendo morte ou migração de peixes e aves próximas.
Pesquisadores norte-americanos e europeus, detectando um fenômeno que teria efeitos opostos
aos da corrente “El Niño”, ou seja, os ventos alísios aumentam levando as águas quentes superficiais para a Ásia, onde ocorrem chuvas e no Brasil ocasionando fortes chuvas no norte e nordeste e estiagem no sul, deram o nome a este fenômeno de “La Niña”. Esta se caracteriza por chuvas pesadas em muitas regiões
dos trópicos, seca nas regiões temperadas-norte e uma intensa atividade de furacões no oceanoatlântico norte.
ESTIMANDO VALORES METEOROLÓGICOS DO AMBIENTE. COMO MEDIR A TEMPERATURA E A UMIDADE RELATIVA DO AR:
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https://www.youtube.com/watch?v=X6Wo_FwoeMA
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