Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
30 de nov. de 2023
REDUÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL, INTERESSES POLÍTICO-FINANCEIROS, ACORDOS INTERNACIONAIS (COP)...
...um "nó górdio"!
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cekpy981vy0o
DESTAQUES
1) Os Emirados Árabes Unidos planejaram usar o papel como anfitrião das negociações climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2023 como uma oportunidade para fechar acordos de petróleo e gás, apurou a BBC.
2) Documentos vazados revelam planos para discutir acordos relacionados aos combustíveis fósseis com 15 nações — inclusive o Brasil.
O órgão da ONU responsável pela Cúpula sobre Mudanças Climáticas, a COP28, disse à BBC que espera que os anfitriões do evento atuem sem vieses ou interesses próprios.
3) A equipe dos Emirados Árabes não negou que planeja usar as reuniões marcadas durante a COP28 para negociações de acordos comerciais — porta-vozes do país também disseram que "as reuniões são privadas".
4) Eles se recusaram fazer comentários sobre o que foi discutido nas reuniões de planejamento para a cúpula e afirmaram que o trabalho do país-sede se concentrou em "ações climáticas significativas".
5) Os documentos — obtidos por jornalistas independentes da organização sem fins lucrativos Center for Climate Reporting, que trabalham em conjunto com a BBC — foram preparados pela equipe dos Emirados Árabes para a COP28.
Eles serviriam como planejamento para reuniões com pelo menos 27 governos estrangeiros que estão marcadas para ocorrer antes da COP28, que começa no dia 30 de novembro.
6) Na avaliação do professor Michael Jacobs, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, especialista em política climática da ONU, dise ele à BBC que as ações da equipe da COP28 parecem "gravemente hipócritas".
"Na verdade, penso que é ainda pior, porque neste momento os Emirados Árabes são os guardiões de um processo das Nações Unidas que visa reduzir as emissões globais. E, no entanto, nas mesmas reuniões em que aparentemente tenta alcançar esse objetivo, o país está tentando fazer acordos paralelos que aumentarão as emissões globais de gases do efeito estufa."
OBS.: neste ponto, deixo para os leitores que acessem o "link" da divulgação da BBC (no topo) e julguem isso que chamo de "nó górdio" dos acordos climáticos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário