Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
5 de nov. de 2023
AMAZÔNIA: UM AINDA DISTANTE DESMATAMENTO ZERO!
REPRODUZIDO DE
https://imazon.org.br/imprensa/desmatamento-na-amazonia-e-o-menor-dos-ultimos-cinco-anos-mas-equivale-a-1300-campos-de-futebol-por-dia/
DESTAQUES
1) A Amazônia viveu em setembro seu sexto mês consecutivo de redução de desmatamento, segundo dados do Imazon. Com isso, o acumulado dos primeiros nove meses de 2023 fechou com uma área de floresta derrubada quase três vezes menor do que no mesmo período de 2022, passando de 9.069 km² para 3.516 km². Essa foi a menor destruição entre janeiro e setembro dos últimos cinco anos, desde 2018.
Apesar da boa notícia, as florestas devastadas nos três primeiros trimestres de 2023 chegaram a quase 1.300 campos de futebol por dia, estando acima do registrado em alguns anos anteriores a 2017. Há 10 anos, em 2013, o acumulado de janeiro a setembro foi de 1.008 km², mais de três vezes menor do que o registrado neste ano. E o que equivaleria, por exemplo, a 370 campos de futebol por dia.
“A série histórica do desmatamento nos mostra que esta queda é expressiva, mas que ainda precisa ser maior para conseguirmos controlar a perda de floresta na Amazônia. O que é essencial para que possamos mitigar as mudanças climáticas e seus fenômenos extremos, como secas e cheias com maior frequência e intensidade. Estamos vendo o quanto a seca está afetando as populações do Amazonas agora e o quão importante é manter o ambiente e o clima equilibrados”, alerta o pesquisador do Imazon Carlos Souza Jr.
2)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário