Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
28 de nov. de 2023
TRAGÉDIA PLANETÁRIA SE A TEMPERATURA GLOBAL CONTINUAR AUMENTANDO...
...LUCUBRAÇÃO? POSSIBILIDADES? PROBABILIDADES?!
Fontes: Alessandro Batezelli, professor do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Paulo Artaxo, professor do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP)… - Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2023/11/25/metano-e-virus-descongelado-como-fica-a-terra-se-gelo-dos-polos-derreter.htm?cmpid=copiaecola
LUCUBRAÇÃO = meditação (imaginação)
DESTAQUES
1) Uma das consequências mais óbvias do aquecimento global é o derretimento de geleiras espalhadas pelo planeta. No Ártico, as áreas de mar congeladas têm diminuído em um ritmo de 12,85% por década desde os anos 80. Já a Antártica perde gelo num ritmo médio de 145 gigatoneladas por ano.
2) Medições desde 1993 mostram que os oceanos subiram de nível a uma taxa de 3,3 milímetros por ano. À medida que o derretimento das geleiras acelera, a tendência é que esse ritmo aumente.
3) O derretimento do Ártico é o menor dos problemas. Afinal, naquela região o gelo já se encontra sobre o mar, e a mudança de volume da água em estado sólido para o líquido teria pouco impacto nesse sentido.
O maior problema aqui é o derretimento de geleiras que estão sobre massas de terra, como na Antártica —que registrou temperatura recorde neste ano— e na Groenlândia. O volume de gelo na Antártica é próximo de 30 milhões de quilômetros cúbicos, enquanto na Groenlândia são 3 milhões de km³, correspondendo a 90% do gelo da terra.
4) Observação: este breve ensaio sobre "tragédia planetária do aquecimento global" destaca outras consequências que poderão por em grande risco à manutenção da vida; principalmente a vida humana.
Deve ser enfatizado mais o aspecto de que...
5) Para fechar o pacote de desgraças, quanto mais o aquecimento global se acentua e mais gelo derrete, camadas mais profundas de solo congelado também passariam a derreter. Essas camadas são chamadas de permafrost e estão permanentemente congeladas há milhares de anos.
Uma vez que o gelo desse solo derreta, teremos não apenas a liberação de toneladas e mais toneladas de gases de efeito estufa como o metano —produto da decomposição de material orgânico presente no permafrost— como também a possibilidade de vírus e bactérias "esquecidos" voltarem à ativa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário