Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
30 de jun. de 2024
MUITO ENTUSIASMO COM EXPLORAÇÕES CÓSMICAS E REDUZIDOS CUIDADOS COM O PLANETA QUE REALMENTE SABEMOS TER VIDA
REPRODUZIDO DE:
https://www.bbc.com/future/article/20240627-the-environmental-cost-of-rocket-launches
Os lançamentos espaciais estão aumentando e os foguetes estão ficando maiores. Qual é o impacto ambiental nas áreas circundantes, especialmente quando as coisas correm mal?
DESTAQUES:
1) Quando a nave estelar da SpaceX saiu lentamente da plataforma de lançamento e subiu aos céus do Texas em 20 de abril de 2023, poucas pessoas esperavam que o voo inaugural do foguete mais poderoso do mundo durasse tanto.
Aplausos irromperam entre a multidão nas estradas próximas enquanto a Starship passava pela torre e seus 33 motores a lançavam em um céu sem nuvens. Então – três minutos e 57 segundos após o início do voo planejado de 90 minutos – a espaçonave explodiu, mergulhando de volta no mar em uma chuva de destroços. Os engenheiros da SpaceX descreveram a explosão como “uma desmontagem rápida e não programada”; O proprietário da SpaceX, Elon Musk, disse que era “emocionante”. A missão foi declarada um sucesso.
2) Foi certamente emocionante e, do ponto de vista da engenharia, definitivamente um sucesso. A Starship ultrapassa os limites da tecnologia de foguetes e, após seu último voo em junho de 2024, a espaçonave é considerada por alguns como estando a caminho de se tornar um meio viável de enviar satélites, e um dia pessoas, para a órbita e além, para a Lua. Mas assim que terminou a cobertura ao vivo do primeiro voo, os engenheiros fizeram uma descoberta chocante: o lançamento não só destruiu o lançador, mas também a própria plataforma de lançamento.
3) O local de lançamento da SpaceX em Boca Chica fica na fronteira sul dos Estados Unidos, com vista para o Golfo do México. A empresa lança para o leste para obter o benefício da rotação da Terra, com a vantagem adicional de que quaisquer destroços de foguetes caiam no oceano (embora o efeito que esses acidentes de foguetes têm no ambiente marinho seja em grande parte desconhecido). A área é cercada por parques estaduais e refúgios nacionais de vida selvagem – uma área importante para plantas protegidas e aves migratórias.
4) A Nasa monitora os impactos dos lançamentos na área há mais de 40 anos, começando com os primeiros voos do ônibus espacial. Num comunicado, a Nasa disse à BBC que após 135 lançamentos ao longo de um período de 30 anos, os principais impactos foram “a acumulação de partículas de alumínio, danos à vegetação e redução temporária do pH nas águas adjacentes”.
DENTRE TANTOS OUTROS ASPECTOS ENVOLVIDOS, FICA MAIS UMA PERGUNTA: O QUE DIZER DE TODOS OS LANÇAMENTOS EXPERIMENTAIS DE FOGUETES CONDUZINDO MÍSSEIS BALÍSTICOS?!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário