Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
8 de jun. de 2024
RELEMBRANDO CONCEITOS EM ECOLOGIA. ÁGUA: UM DOS MAIS SIMPLES E VITAL COMPOSTO DA NATUREZA
ÁGUA NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA
Segundo dados da UNESCO − United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization,
a agricultura mundial consome 70% da água doce disponível; e segundo dados da FAO – Food and
Agricultural Organization, 17% dos cultivos do mundo são irrigados, responsabilizando-se por 40% da produção mundial (ambas as fontes de informação citadas em PIMENTEL & PIMENTEL, 2008). É
importante lembrar que irrigação demanda consumo de energia e que o método utilizado pode gerar
problemas ambientais, como por exemplo a irrigação por inundação e por aspersão (desperdício de água, lixiviação ou erosão, salinização do solo...) ou pode ser menos impactante e mais eficiente como o gotejamento.
São reproduzidos a seguir, dados estimados de quantidade de água que alguns cultivos e criação
de animais requerem (segundo PIMENTEL & PIMENTEL, 2008).
MAIS CEREAIS E MENOS CARNES. A Natureza, no processo evolutivo, estruturou sua permanência viva, num sistema conhecido cientificamente como cadeia alimentar, em ambos os grandes ecossistemas terrestre e aquático. Em resumo: os vegetais produzem e os animais consomem. O homem é um dos importantes consumidores no topo dessa cadeia. Os herbívoros, comedores de vegetais, são devorados pelos carnívoros. Se estes não existissem, em princípio, os herbívoros dizimariam os vegetais da face do planeta! Esse é o chamado "equilíbrio dinâmico" da Natureza.
Depois que o homem começou a dominar a Natureza, introduzindo o cultivo de plantas e domesticando animais para sua alimentação, há uns 10 mil anos, deu-se início a mudanças na estruturaçào e funcionamento dos componentes da Natureza. Os recursos não vivos ou abióticos da biosfera terrestre, passaram a sofrer pressões; e tais recursos, antes aparentemente inesgotáveis, como a ÁGUA, começam agora a escassear, com agravantes que comprometem sua disponibilidade, como a poluição e o mau uso ou desperdício. E com respeito a esse domínio da Natureza, eis a mensagem que nos deixou Albert Schweitzer, filósofo, teólogo e médico alemão:
"Vivemos em uma época perigosa. O homem domina a Natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário