Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
5 de nov. de 2024
MICO-LEÃO-PRETO EM CURVA ASCENDENTE DE ESCAPAR DA EXTINÇÃO!
REPRODUZIDO DE:
https://oeco.org.br/reportagens/o-sonho-que-tirou-o-mico-leao-preto-da-beira-da-extincao/
DESTAQUES:
1) O ano era 1970 e fazia 65 anos desde que o pequeno primata com juba de leão e pelos pretos havia sido documentado pela ciência. A longa ausência de registros fazia com que fosse considerado como provavelmente extinto. Foi, portanto, com um misto de comemoração e alívio que os ambientalistas da época receberam a notícia da redescoberta da espécie, chamada popularmente de mico-leão-preto. A sensação de alegria, porém, foi rapidamente substituída por um senso de urgência. O ritmo acelerado da destruição das florestas paulistas, o habitat deste animal, poderia tornar a extinção em um destino próximo. O alerta marcou o começo de uma história com muitos nomes e mãos, que deu outro futuro a este macaco que um dia já foi considerado extinto.
2) O pequeno macaco, que vive apenas na Mata Atlântica do estado de São Paulo, viu sua sorte mudar com a chegada do primatólogo Adelmar Coimbra-Filho, responsável pela redescoberta da espécie na década de 70. A partir daí, o mico-leão-preto ganhou visibilidade e, em mais um golpe de sorte, encontrou as pessoas certas na hora certa que se uniram com um objetivo comum: salvar a espécie – de vez – do risco de extinção. Assim nasceu, em 1984, o Programa de Conservação do Mico-Leão-Preto.
3) Ao longo dessas quatro décadas, a iniciativa foi responsável pela criação de novas unidades de conservação, pela restauração de mais de 4 mil hectares de Mata Atlântica, pela identificação de novas populações de micos-leões-pretos no estado e pela redução do nível de ameaça da espécie (atualmente classificada como Em Perigo na avaliação nacional), entre outras ações numa longa lista de conquistas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário