Teoria... no "link" acima. Prática... um sonho, provavelmente!
De início, a definição de resiliência, em Ecologia:
RESILIÊNCIA
Refere-se à elasticidade. É a velocidade com que uma comunidade retorna ao seu estado inicial após uma perturbação, ou seja, após sofrer um deslocamento desse estado ou condição.
E abaixo, a apresentação desta iniciativa, louvável, da ONU, postada em http://www.oeco.org.br/noticias/27416-guia-da-onu-mostra-como-construir-cidades-mais-resilientes
25 de Julho de 2013
A palavra chave do relatório é a palavra resiliência, que segundo o dicionário, significa a “propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação”. Não por acaso, o documento se intitula “Como Construir Cidades Mais Resilientes – Um Guia para Gestores Públicos Locais”.
O relatório, que apresenta 10 passos que devem ser seguidos para a cidade reduzir os impactos das tragédias ambientais, faz parte de uma campanha lançada pelo UNISDR em 2010 com o objetivo de aumentar a conscientização a respeito da redução de riscos urbanos. Além dos 10 passos, há exemplos de cidades que aplicaram estratégias para lidar com risco de desastres, como é o caso de Veneza, na Itália.
O objetivo do documento é encorajar governos a investir em atividades de redução de desastres e criar uma infraestrutura que proteja as cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário