Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
1 de nov. de 2025
DECOMPOSIÇÃO (POR AÇÃO DA MICROBIOTA) DE PLÁSTICO (POLIURETANO): UMA SEMPRE DESEJADA ALTERNATIVA
REPRODUZIDO DE:
https://oantagonista.com.br/ladooa/entretenimento/pesquisadores-descobrem-fungo-na-amazonia-capaz-de-se-alimentar-de-plastico/
DESTAQUES:
1) Descoberto por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Yale durante uma expedição ao Parque Nacional de Yasuni na Floresta Amazônica, Equador, este fungo demonstrou uma capacidade única de degradar poliuretano, um tipo de plástico notoriamente resistente à decomposição.
2) A descoberta, publicada na revista Applied and Environmental Microbiology, destacou o uso do plástico como única fonte de carbono por meio da ação de enzimas poderosas.
3) O poliuretano é um material amplamente utilizado por sua durabilidade e versatilidade, presente em produtos que vão desde espumas e isolantes até peças de vestuário e calçados.
No entanto, sua resistência à degradação natural o torna um desafio ambiental significativo, acumulando-se em aterros sanitários e contribuindo para a poluição do solo e da água.
Nesse contexto, a habilidade do Pestalotiopsis microspora de degradar este material, mesmo em condições anaeróbicas, ou seja, na ausência de oxigênio, abre novas perspectivas para a gestão de resíduos plásticos.
Assinar:
Comentários (Atom)
