Total de visualizações de página

11 de fev. de 2020

MILHARES DE REQUERIMENTOS PARA MINERAÇÃO EM TERRAS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA

A maioria, certamente, em locais que:
ou não deveriam ali ocorrer;
ou se podiam ocorrer, teriam que ser após rigoroso estudo de impacto ambiental...
com participação ativa dos indígenas e dos demais atores da sociedade envolvidos direta e indiretamente nessa problemática; conforme previsto nos estudos de impactos ambientais!
É bem possível que se diga que, em se tratando de Brasil e interessados poderosos, estudos de impactos ambientais são um engodo; uma falácia! Mas têm que ser realizados!!!
E se tiver irregularidades, que se tomem as medidas corretivas necessárias!

Reportado em:

[…]

Dados obtidos via Instituto Socioambiental (ISA) e a Agência Nacional de Mineração revelam, pela primeira vez, a extensão dos planos de mineradoras que incidem sobre povos indígenas isolados.
Atualmente, 3.773 requerimentos minerários afetam 31 Terras Indígenas e 17 Unidades de Conservação que possuem 71 registros de povos indígenas isolados em seu perímetro. Desses, são 7 registros confirmados, 17 em estudo e outros 47 com informação. Para piorar, cinco dessas ocorrências são de povos que se encontram fora de áreas protegidas. A grande maioria desses requerimentos, 3.053, são para pesquisa.
No total, o ISA já catalogou 120 registros de povos isolados na Amazônia, distribuídos em 86 territórios. 28 tiveram a presença confirmada e outros 92 permanecem em estudo e qualificação pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
[…]

Nenhum comentário: