Total de visualizações de página

29 de mar. de 2024

"BESOURO-ROLA-BOSTA": "PROGRAMADOS PELOS ASTROS"

...É O QUE DIZEM! REPRODUZIDO DE: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/besouros-usam-a-via-lactea-como-bussola-para-levar-coco-pra-casa
DESTAQUES: 1) No vasto universo das curiosidades da natureza tão presentes aqui no blog, uma criatura pequena, mas surpreendentemente astuta, ganha destaque: o besouro de esterco ou, como é mais comumente conhecido, o besouro-rola-bosta (Scarabaeus satyrus). Este ser humilde, que se alimenta de matéria fecal e desempenha um papel vital nos ecossistemas, também revela um talento notável para a navegação celestial, usando a Via Láctea como seu guia cósmico enquanto transporta seus precários tesouros fecais. 2) O Scarabaeus satyrus é de origem africana e normalmente inicia sua jornada noturna indo em busca de excrementos frescos. Após encontrar o material, transformam um pedaço de esterco em uma bola, a qual habilmente rolam para longe da pilha original antes de enterrá-la para consumo posterior. Mas o que intriga os cientistas é como esses besouros conseguem manter um curso reto, especialmente em noites escuras e sem lua. 3) Estudos revelaram que esses insetos, mesmo com sua visão limitada, podem distinguir o gradiente de claro a escuro da Via Láctea, utilizando-o como uma espécie de bússola celestial.
OBSERVAÇÃO: publicação interessanre sobre esse inseto pode também ser vista em https://butantan.gov.br/bubutantan/besouro-vive-em-meio-a-fezes-para-proteger-suas-larvas#:~:text=Al%C3%A9m%20de%20ser%20sua%20prefer%C3%AAncia,se%20alimentam%20de%20carca%C3%A7as%20animais.

Nenhum comentário: