Total de visualizações de página

26 de mai. de 2011

ECOLOGIA EM FOCO "DE LUTO"

Caros leitores: é uma lástima que tenhamos que baixar nossas cabeças e nos submetermos à "genialidade" dos nossos congressistas, que ignorando todo o conhecimento científico que se desenvolve neste país, por suas sólidas instituições de pesquisa (Universidades, Embrapa, INPA e alguns outros órgãos de pesquisa brasileiros...), aprovou (nesta "primeira fase") a MUTILAÇÃO do Código Florestal brasileiro.
A mídia, por sua vez, divide-se, entre um comentário inteligente feito pela economista Miriam Leitão (postagem anterior deste blog) e um comentário submisso à classe produtora inconsequente do jornalista Joelmir Beting, na Band.
Vejam, abaixo, minha mensagem a essa emissora de televisão, que enviei hoje:

Prezados senhores da equipe de notícias/jornalismo da Band:

Sempre acompanhei o Band News e o Terra Viva. Sempre confiei em ambos, principalmente pela imparcialidade.
Venho observando no entanto, a forte tendência dessa importante emissora formadora de opinião, em nível nacional, em contemplar favoravelmente em seus comentários diários a MUTILAÇÃO que querem executar no Código Florestal Brasileiro. Um pequeno exemplo: os comentários de hoje pelo jornalista Joelmir Behting favorável a essa mutilação aprovada pela Câmara Federal, encerrou-se com a frase: ..."os produtores rurais precisam e o Brasil merece"... Ou algo parecido!
É uma lástima. Pode ser muito duro, afirmar isso, mas é a verdade: Este respeitável comentarista não sabe nada a respeito de meio ambiente. Não tem nenhuma percepção sobre o que seja necessário para se manter o país como grande produtor de alimentos. Nem tampouco que não se deve, em hipótese alguma, desmatar margens de rios nem encostas e topos de morros.
Postei informações sobre isso em meu blog de ecologia: www.ecologiaemfoco.blogspot.com. Neste blog os senhores verão meu perfil.
E nesta oportunidade ofereço-me para dar umas "aulinhas" ao digníssimo jornalista (e demais colegas, do Terra Viva, caso desejem) sobre o PORQUÊ de não se perpetrar tal mutilação no Código Florestal. Dou aulas sobre Ecologia de Ecossistemas e Economia Ambiental.
Observações finais: 1) Esta é uma questão de responsabilidade social, simplesmente porque: desenvolvimento sustentável social é precedido pelo desenvolvimento sustentável econômico, que por sua vez fundamenta-se (fatalmente) no desenvolvimento sustentável ecológico. Este é o primeiro capítulo das "aulinhas". 2) Vou divulgar esta mensagem no "ecologiaemfoco".
Respeitosamente,

Breno Grisi
MSc Ecologia (USP)
PhD em Ecologia (Universidade de Essex, Inglaterra)
Pós-doutor (Rothamsted Experimental Station, Inglaterra)
Ex-Professor da UFBA
Ex-Pesquisador Adjunto da CEPLAC, Bahia.
Professor Aposentado da UFPB (atualmente, em Universidades particulares, em João Pessoa, PB)
Autor de vários artigos de pesquisa em diversos ecossistemas e agrossistemas brasileiros (e da Ingalterra)
Autor do "Glossário de Ecologia e Ciências Ambientais"

Nenhum comentário: