Total de visualizações de página

15 de jun. de 2016

PÁSSARO DE OLHOS AZUIS, REDESCOBERTO EM CERRADO DE MINAS GERAIS

Há 75 anos, a ave não era avistada na natureza. Desde 1941, a Columbina cyanopis, ou rolinha-do-planalto, como é chamada no Brasil, só podia ser apreciada por meio de espécimes preservadas em museus.

Como redescobri, sem querer, pássaro de olhos azuis desaparecido havia 75 anos'

Ornitólogo brasileiro avistou por acaso em uma expedição no interior de Minas Gerais uma espécie de ave que cientistas pensavam estar extinta.

Alejandra MartinsDa BBC




Raridade
    Lance de sorte vivido pelo ornitólogo Rafael Bessa
 .  Bessa explica que a rolinha-do-planalto sempre foi considerada uma espécie rara e dificilmente era avistada mesmo quando seu habitat, o cerrado brasileiro, ainda era bastante preservado, até meados da década de 1950.

"Até então, não se entendia o por que dessa raridade, e o pouco que sabemos hoje não nos permite ter certeza do motivo, mas acreditamos que a espécie ocorre em uma fisionomia de cerrado muito específica e também rara", diz o ornitólogo.

"Soma-se a isto o fato do cerrado ser um dos ecossistemas brasileiros que mais perdeu área para a agricultura e pecuária nas últimas décadas, fato que certamente contribuiu para sua atual raridade."

Reportagem da BBC, completa, em:

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/06/como-redescobri-sem-querer-passaro-de-olhos-azuis-desaparecido-havia-75-anos.html

Nenhum comentário: